Primeira fábrica de calçados do Acre será inaugurada nos próximos dias

Em parceria com o Senai, um grupo está aprendendo a produzir e fazendo o treinamento prático na indústria (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em parceria com o Senai, grupo está aprendendo a produzir e fazendo o treinamento prático na indústria (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A primeira fábrica de calçados do Acre, instalada no Parque Industrial de Rio Branco, deve ser inaugurada nos próximos dias e prevê uma produção diária de até 1.700 pares de sapatos, além de uma geração direta de até 90 empregos, inicialmente. O governador Tião Viana visitou a unidade nesta quarta-feira, 27.

“É a industrialização se consolidando no Acre. Aqui serão mais noventa empregos diretos nesta indústria, que reúne tecnologia de ponta e o que há de melhor nessa atividade que aproveita o melhor couro do Brasil e está aqui no Acre. É a conclusão de uma etapa de avanços de industrialização do Acre”, destacou Tião Viana.

O empresário Esmerino Ribeiro do Valle, o “Pataca”, conta que o investimento inicial na fábrica Butinorte foi de R$ 3,6 milhões, e o projeto surgiu de uma conversa casual com o governador Tião Viana, que sugeriu a implantação de um segmento de calçados no Acre semelhante à experiência desenvolvida pelo empresário em Guaxupé (MG).


“Queremos começar as vendas o mais breve possível. No momento estamos com uma parceria com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], na qual acolhemos um grupo que está produzindo e fazendo o treinamento prático aqui”, conta.

A parceria com o Senai é importante, e após o curso, a indústria vai selecionar o primeiro grupo de trabalho entre os estudantes, para efetivá-los contratualmente. “Isso deve ocorrer nos próximos dez dias. E em seis meses vamos contratar mais cinquenta pessoas”, acrescenta Valle.

A estrutura da fábrica está completamente finalizada, com equipamento industrial moderno e tecnologia de ponta, trazidos diretamente do Rio Grande do Sul e de Taiwan (Ásia Oriental).

Qualificação profissional e oportunidade

A estudante Maria Souza conta que está cheia de expectativas e que a unidade trouxe-lhe oportunidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Maria Souza conta que está cheia de expectativas e que a unidade lhe trouxe oportunidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A estudante Maria Souza é uma das profissionais que devem ser contratadas pela indústria. Ela conta que está cheia de expectativas e que a unidade trouxe-lhe oportunidade.

“Quando soube da fábrica, busquei o Sine, que em seguida me convocou para o Senai, e a partir de lá iniciamos o curso aqui, no início de julho deste ano. Aqui estou me adaptando no setor de máquina de costura e muito satisfeita por estar recebendo essa qualificação profissional”, afirma.