Primeira-dama participa das ações do ‘Projeto Cidadão, Caravana da Cidadania 2019’

A primeira-dama, Ana Paula Cameli, a convite da coordenação do Projeto Cidadão, participou nesta sexta-feira, 17, da primeira edição do ‘Projeto Cidadão – Caravana da Cidadania de 2019’, realizada na escola Lourival Pinho, no bairro Triângulo. O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre há 24 anos e reuniu nesta edição, o Ministério Público do Estado do Acre e a Defensoria Pública, com apoio e realização conjunta para oferecer à população 22 serviços gratuitos de emissão de documentos, atendimentos jurídicos, sociais, médicos e atividades de lazer.

Cada uma destas instituições mantém projetos de promoção de cidadania diferentes. Para a primeira-dama foi uma oportunidade de conhecer as ações que as instituições parceiras oferecem em trabalho conjunto com órgãos estaduais, entre outros colaboradores. “Essa ação é muito importante, porque alcança muitas pessoas que precisam desse suporte para sua inclusão social. Nós procuramos trabalhar com o coração, atendendo ao cidadão de forma eficaz. E ver esse tipo de ação nos impulsiona ainda mais”, diz Ana Paula Cameli.

Um serviço bastante requisitado foi a que ofereceu consultas médicas. Maria da Conceição Rosa, moradora do Taquari, diz que tentava uma consulta com um clínico geral perto de casa e não estava conseguindo. Ela considera que este tipo de ação facilita a vida da população.

Para a desembargadora Eva Evangelista, coordenadora do Projeto Cidadão, o sentido de todo o esforço conjunto das instituições é atender a população e oferecer cidadania, garantindo o acesso à justiça e às políticas públicas.

A primeira-dama aproveitou para conversar com a população durante a realização do projeto, como a dona de casa Maria da Conceição Rosa que buscou atendimento médico (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma das usuárias do serviço, a aposentada Maria Eliete da Cruz recorreu ao projeto para solicitar a segunda via da carteira de identidade. Esta foi uma das novidades disponíveis à população. “Fui atendida logo, logo e ainda consegui economizar”, comemorou. Jéssica Almeida, 22 anos, também aproveitou para renovar o documento, pois o antigo foi emitido quando ainda era menor de idade. “Gostei muito do serviço. Foi rápido”.

O evento realiza tradicionalmente, ao final, um casamento coletivo. Nesta edição, 80 casais irão formalizar a união civil.

Maria Eliete Cruz recorreu ao Projeto Cidadão para solicitar a segunda via da carteira de identidade (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter