Governador em exercício prestigia primeira edição do Projeto Cidadão-Caravana da Cidadania

Evento tem apoio do Governo do Estado por meio da Defensoria Pública Estadual

O governador do Acre em exercício, Nicolau Júnior, participou na manhã desta sexta-feira, 17, da primeira edição do Projeto Cidadão-Caravana da Cidadania 2019. O evento realizado na Escola Estadual Lourival Pinho, no bairro Triângulo, é organizado pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Governo do Estado, por meio da Defensoria Pública.

Na ação, foram disponibilizados serviços de emissão de documentos (CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira do idoso, cartão do SUS, segunda via de certidão de nascimento, óbito e declaração de nascido vivo); atendimentos jurídicos (ações judiciais, consultas e encaminhamentos, audiências de conciliação, retificação de documentos e alvarás judiciais), atendimento de beleza (corte de cabelo), atendimento social (cadastro único, bolsa-família, ID Jovem); atendimento de saúde (médico, fisioterápico, odontológico, pressão arterial, testes rápidos, vacinação), entretenimento (jogos de mesa, futebol, jiu-jitsu, exposição musical) entre outras atividades.

Na ação foram disponibilizados diversos serviços. (Foto: Odair Leal/Secom)

Nicolau Júnior compreende a importância de ações como esta para a promoção da cidadania. O gestor interino disse estar dedicado para assegurar a continuidade e ampliação do Projeto Cidadão para que cada vez mais pessoas sejam alcançadas e beneficiadas.

“Conversei com os demais Poderes para dizer que estamos a disposição para ajudar o Projeto Cidadão que tem a importante missão de valorizar as pessoas e consegue dar dignidade para quem precisa tirar um documento, tem a parte jurídica, o atendimento médico e o casamento coletivo”, ressaltou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma, defendeu o seguimento do Projeto Cidadão ao explicar que a iniciativa já faz parte da cultura de muitos acreanos que aproveitam a oportunidade para resolver suas demandas.

“Já estamos com quase 25 anos de Projeto Cidadão e a cada vez que se propõe a realização do Projeto Cidadão mais nós percebemos a necessidade da existência deste Projeto porque as pessoas não me parece procurar os cartórios para tirar os registros, para realizar casamentos e aproveitam o Projeto Cidadão para efetivar esses procedimentos”, afirmou Djalma.

A procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Kátia Rejane, comemorou a união das três instituições que, juntas, ampliaram a oferta de serviços e atendimentos para a comunidade que compareceu ao evento. “Estamos reunindo em um só espaço três projetos voltados para o atendimento ao cidadão e que a população vai ser agraciada com o maior número de serviços e esta parceria consiste que os projetos do Judiciário, MP e Defensoria estejam juntos em uma só ação”, frisou.

“Vejo como uma importância fundamental esses atendimentos por garantir o acesso à Justiça e políticas públicas em todos os aspectos. Este é um grande movimento de cidadania esta primeira edição do Projeto Cidadão-Caravana da Cidadania”, destacou a desembargadora Eva Evangelista, coordenadora do Projeto Cidadão-Caravana da Cidadania 2019.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter