Primeira Conferência Estadual de Saúde da Mulher será realizada em Rio Branco

Depois de alguns meses de preparação, quando ocorreram as etapas municipais, o Acre se prepara para a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher, com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

Realizado pelo Conselho Estadual de Saúde e o governo do Acre, por  meio da Secretaria Estadual de Saúde,  e a parceria de outras instituições, a conferência será realizada na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30, no Resort Hotel, em Rio Branco.

O evento faz parte da etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, prevista para agosto próximo, em Brasília, onde 24 delegados estarão representando o Acre.

De acordo com coordenadora da conferência e conselheira estadual de saúde, Valmira Braga, o evento estadual terá como proposta criar diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. “Essas diretrizes serão baseadas em medidas que reduzam as desigualdades sociais, de gênero e ético-raciais, dentre outras, conforme previsto na Constituição e na própria Lei”, destaca.

Com o tema Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), convocou para este ano uma conferência específica para mulheres, 31 anos após a realização da primeira. Em 1986, as mulheres presentes na 8ª Conferência já reforçavam a equidade de gênero com o tema “as mulheres adoecem por serem mulheres”.

Além do tema central, a 1ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (1ª CNSMU) será subdividida nos seguintes eixos temáticos:

I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde da mulher.

II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde da mulher

III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde da mulher.

IV – Políticas públicas para a mulher e a participação social.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter