histórico

Primeira cirurgia em recém-nascido com coluna aberta é realizada no Juruá

Às 10h30 desta sexta-feira, 24, o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, realizava uma inédita cirurgia de fechamento de coluna em recém-nascidos. O marco para a Saúde da região representa importante intervenção do Estado na luta pela sobrevivência de Ícaro Ravi Lima, que nasceu com 3,6 quilos e 49 centímetros.

Estado intervindo para salvar a vida de acreanos. Foto: cedida

“Quando soubemos que a cirurgia seria feita aqui, comemoramos pois não tínhamos condições financeiras de viajar com o meu filho para Rio Branco, onde é oferecido o serviço. Foi uma benção. Agora é torcer para que a recuperação dele seja rápida”, relatou José David de Souza, pai do pequeno Ravi.

O procedimento foi feito para corrigir má-formação da coluna vertebral, que faz com que a medula, as meninges e os nervos fiquem para fora do corpo, criando um cisto nas costas do bebê. O tratamento é a garantia de pleno desenvolvimento de crianças que nascem com o problema.

Cirurgia de correção da coluna de Ravi foi um sucesso. Foto: cedida

A equipe médica, comandada pelos neurocirurgiões Luan Messias e Juan Dourado, celebrou o sucesso da cirurgia. “Realizamos um trabalho de excelência. Agora, o menino retornará à Maternidade sem sequelas”, informou Luan Messias.

Pedro Pascoal, titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), citou a correção na coluna de Ravi como exemplo da política que visa promover qualidade de vida e deixar os serviços acessíveis a todos.

Pedro Pascoal: vamos reestruturar as regionais para humanizar a Saúde aos acreanos. Foto: Felipe Freire/Secom

“É meta da gestão Gladson Cameli levar assistência médica de qualidade para bem próximo dos acreanos. Para isso, estamos reestruturando as regionais para que possam atender suas demandas. Nos próximos meses, vamos disponibilizar o serviço de cateterismo em Cruzeiro do Sul, que é mais um passo no projeto de humanizar a Saúde aos acreanos”, disse o gestor.