Estado promove ação educativa em decorrência da gripe aviária nos países vizinhos

No Brasil não existem casos de Influenza Aviária, mas o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agroflorestal (Idaf), está  adotando medidas de educação em Saúde por ser região fronteiriça com dois países onde existem casos da doença, que são a Bolívia e o Peru. O Estado está dando continuidade à campanha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), denominada Influenza Aviária: Aqui não!

O Idaf tem realizado o trabalho de conscientização na região de fronteira. Foto: cedida

“As medidas que o Idaf está realizando são de educação em saúde e comunicação em saúde, informando o produtor rural e os viajantes sobre as medidas de biossegurança que devem ser tomadas para que possamos ficar sem essa doença”, acrescenta o coordenador da Educação em Saúde Animal do Idaf, Everton Arruda.

No Peru, os casos apresentados foram em aves silvestres. Já na Bolívia, a apresentação foi em uma granja de produção, sendo esse um caso de extremo interesse da Defesa Agropecuária Brasileira.

O Idaf realiza o trabalho de educação em saúde animal fazendo blitz educativas nas pontes de Epitaciolândia e Brasileia que dão acesso a Cobija, cidade da Bolívia, com distribuição de panfletos em português e espanhol, com banners. Também foi feita uma ação semelhante nas casas agropecuárias do município acreano que faz fronteira com o Peru, Assis Brasil. “Precisamos conscientizar, principalmente os turistas e pessoas que possuem familiares nos países vizinhos, para que não visitem animais e produções de animais nessas regiões”, expõe o coordenador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter