REPRESENTATIVIDADE

Presidente do Procon do Acre é eleita diretora da Região Norte da Associação Brasileira de Procons

A presidente do Procon/AC, Alana Carolina L. Maia Albuquerque, foi eleita como diretora Regional Norte da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil). A eleição ocorreu em reunião online realizada na última sexta-feira, 18.

Presidente do Procon/AC, Dra. Alana Albuquerque. Foto: Letícia Machado/Procon

A ProconsBrasil é uma Associação Civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos e sem filiação partidária, de caráter técnico que visa a união e valorização dos órgãos de defesa dos consumidores dos estados e municípios brasileiros, atualmente contando com Procons associados de todos os estados e, ainda, pelos municípios dos interiores e das capitais do País. A ProconsBrasil é reconhecida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A eleição ocorreu com o objetivo de recomposição com os estados e regiões para cumprimento de mandato, e contou com a presença do ex-dirigente do Procon do Rio Grande do Norte (RN), Jorge Alberto de Souza Madruga, que presidiu a eleição e conduziu a reunião. A chapa única estará à frente da instituição nacional para representar os Procons nacionalmente.

A entidade é composta por todos os Procons do Brasil, sendo constituída por representantes de instituições de defesa do consumidor estaduais, municipais de interior e das capitais brasileiras. A associação representa e coordena ações de nível nacional.

Reunião ocorreu via online e a designou diretoria da ProconsBrasil. Foto: cedida.

A presidente eleita, Márcia Moro, disse que nesse momento os Procons de todo o país trazem seus pleitos e são definidas as políticas nacionais de defesa do consumidor.
“É uma grande conquista para todos os representantes de instituições de defesa do consumidor do país, que possibilitará não apenas a regularização da personalidade jurídica da Associação, mas também a sua atuação debatendo os temas que afetam os consumidores brasileiros, buscando sempre o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), juntamente com a Senacon e com tantos outros órgãos e instituições reconhecidas nacionalmente, além da troca de experiências, para discutirmos como os temas abordados estão repercutindo nos estados, das principais pautas consumeristas do Brasil”, enfatizou.

A diretora da Região Norte, Alana Albuquerque, afirma que a reunião é de extrema importância para todos os Procons do Brasil. “Gostaria de parabenizar a nova direção da ProconsBrasil eleita. Para mim é uma honra, além de representar o meu estado do Acre, a todos os estados da Região Norte. Contem com o nosso empenho e dedicação, não apenas representando o Norte, mas também em todas as ações da associação para o bem da coletividade. Ficamos sempre à disposição. Tenho certeza que todos juntos e unidos realizaremos um grande trabalho e construiremos uma ProconsBrasil cada vez mais forte em nosso país”, destacou.

A nova mesa diretora é composta pelos seguintes membros: Márcia Moro da Rocha (Procon Municipal de Santa Maria, RS); vice-presidente: Sabrina Amaro Tricot (Procon de Boa Vista, RR); 1ª secretária: Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti  (Procon Estadual da Paraíba, PB); 2ª secretária: Karen Barros  (Procon de Boa Vista, RR); 1º tesoureiro: Igor Costa (Procon Carioca, RJ); 2º tesoureiro: Gareza Moraes (Procon do Pará, PA); diretora da Região Norte: Alana Albuquerque (Procon Acre, AC); diretora da Região Nordeste: Tereza Raquel Martins (Procon Estadual Sergipe, SE); diretora da Região Sul: Luana Steche (Procon de Guaraupava, PR); diretora da Região Sudeste: Renata Ruback  (Procon Carioca ,RJ); diretor da Região Centro-Oeste: Genito Nogueira  (Procon Municipal de Cuiabá, MT); conselheiro fiscal: Wambert Di Lorenzo (Procon Municipal de Porto Alegre, RS); conselheiro fiscal: André Batelochi (Procon de São Sebastião, SP); conselheiro fiscal: Jair Zauza (Procon Municipal de Caxias do Sul, RS); 1º suplente conselheiro fiscal: Cláudio Silvana (Procon Estadual do Paraná, PR); 2º suplente conselheiro fiscal: Alexandre Farias (Procon Municipal de Florianópolis, SC); 3º suplente conselheiro fiscal: Priscila Souza (Procon da Paraíba, PB).