Dos 25 abrigos montados nas escolas pelo Governo do Acre, em Rio Branco, para acolher pessoas atingidas pela enchente, 13 são coordenados por mulheres da administração pública.
E a frente de parte destes trabalhos está a vice-governadora Mailza, que na tarde desta sexta-feira, 31, visitou quatro abrigos para prestar solidariedade e reforçar o compromisso do Estado com essas pessoas.
“Todas as pessoas estão sendo cuidadas com muito carinho pelas equipes. A gestão do governador Gladson tem priorizado cuidar das pessoas e fortalecer o trabalho das mulheres. Os números já revelam uma importante participação feminina no funcionamento do Estado, e vocês tem dado essa potencializada no comando dos abrigos. Eu acho muito especial as mulheres serem protagonistas nessas funções. Estamos vivendo no Acre um momento de avanços e reconhecimento das servidoras como profissionais competentes”, destacou a vice.
O primeiro local visitado fica na Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, que está sob os cuidados da presidente do Instituto Federal do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara. No local, mais de 20 famílias esperam as águas baixarem, totalizando mais de 76 pessoas.
Sob comando da presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Iuçara Souza, está a escola Marina Vicente Gomes, que fica no bairro Boa União, na Baixada da Sobral, com mais de 18 famílias.
Mesmo com as dificuldades da enchente, o professor e técnico em políticas culturais da Fundação Elias Mansour (FEM), Jorge Braum, leva alegria e entretenimento aos espaços. Na escola Marina Vicente, ele promoveu uma sessão de cinema na sexta-feira à tarde. Atentos, 35 crianças assistiam o filme Procurando Nemo.
“Estamos presentes em todos os abrigos. A gente quer trazer alegria e tirar um pouco o peso dessas pessoas que estão longe de suas casas. Tem teatro, música, contação de histórias, brincadeiras de rodas. A gente traz pipoca, refrigerante, as crianças e suas famílias se divertem”, disse Braun.
A terceira escola visitada foi a João Batista de Aguiar, coordenada pela presidente da Agência de Negócios do Acre (Ageac), Mayara Lima. São 16 famílias e mais de 77 pessoas.
A vice-governadora encerrou as visitas na escola Humberto Soares da Costa, coordenada pelo Instituto (Ieptec), presidido por Alyrio Wanderlei Neto.
Lá está Luana Albuquerque, moradora do bairro Habitasa, e mãe de Ryan Matheus Albuquerque, uma criança autista de 12 anos.
“Aqui estamos bem acolhidos. Temos atividades para as crianças, tem voluntários o dia todo para cuidar delas, tem brincadeiras, pinturas, está sendo ótimo. Meu filho está participando de todas e indo muito bem. Assim que ele acorda de manhã já fica na porta esperando o pessoal chegar, fica atrás de fazer as atividades. Aqui tem segurança, todos tratam a gente muito bem. Não tá faltando nada, não tenho nada do que reclamar do abrigo aqui”, finalizou.
No final, Mailza agradeceu às instituições que estão doando cestas e kits de limpeza. São elas: Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), banco Sicoob e Associação dos Procuradores do Estado.
O que disseram
“Temos trabalhado para minimizar impactos emocionais nas pessoas. A gente agradece ao governo do Estado pelo cuidado por proporcionar momentos tão acolhedores em todos os abrigos”
Iuçara Sousa – presidente da Fundação de Tecnologia do Acre
“Nós mulheres, nos sentimos valorizadas por ver ações concretas do governo do Acre na valorização feminina. Já estamos no oitavo dia e nosso time da Ageac está ajudando as pessoas. Com a ajuda de muitas mãos, tem dado certo”
Mayara Lima – presidente da Agência de Negócios do Acre
“Antes a gente via muitas mulheres em cargos técnicos ou de apoio, mas poucas mulheres em cargos de chefia. Com o passar do tempo fomos garantindo esse espaço para as diferentes representações das mulheres na sociedade”
Gabriela Câmara – presidente do Instituto de Terras do Acre