Mais quatro categorias se apresentam no 13º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. Oito escolas compõem o segundo dia de evento, e no fim da noite serão realizadas as premiações com troféus, medalhas e R$ 10 mil reais para as melhores corporações.
Os grupos são de escolas públicas de Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil e Sena Madureira. O campeonato é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Esporte, com a Cooperativa de Trabalho Sociocultural de Educação, Coreógrafos e Instrutores de Bandas e Fanfarras (Cicesac) e a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil.
A premiação deve ser utilizada em capacitação e aquisição de novos instrumentos, um incentivo ao desenvolvimento dessa atividade cultural nas comunidades escolares. O diretor de Gestão Escolar, Evaldo Viana, explica que desde 2014 foram repassados cerca de R$ 900 mil para as escolas que integram o movimento.
O secretário de Educação Marco Brandão reforça: “A fanfarra é uma tradição que faz parte da nossa cultura. A iniciativa permite o desenvolvimento da percepção sensorial e de uma visão mais humanística da vida, que, ao final, repercute na escola e na comunidade”.