Renda extra

Por meio da capacitação profissional, governo forma futuros empreendedores

Os 15 alunos do curso de pães e massas realizado na Cidade do Povo, no turno da tarde, concluíram a capacitação em grande estilo. No encerramento do curso, realizado na escola móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), eles mostraram na prática o que aprenderam em sala de aula.

Pizzas, pães, torradas, salgados e doces fizeram parte do banquete oferecido pelos alunos, numa demonstração de que eles estão realmente preparados para assumir novos compromissos profissionais no setor.

Ao longo deste ano, diversos cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos na Cidade do Povo. A capacitação profissional é um programa do governo do Estado que faz parte do projeto de pós-ocupação desenvolvido nos conjuntos habitacionais por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab) junto a instituições de ensino.

Ao todo, são 1.600 vagas oferecidas nesta etapa de qualificação profissional no maior empreendimento habitacional do Acre. Entre os mais de 70 cursos oferecidos pelo Senai, estão mecânica de motos, encanador, pintor, salgadeiro, pizzaiolo, bolos e tortas, pães e massas, todos com carga horária mínima de 40 horas.

É o quarto curso que Áurea de Sena Leite conclui. Assim como nos demais, ela afirma que superou as expectativas e pretende aproveitar o aprendizado para montar um empreendimento. Para Áurea, participar dos cursos era um sonho. Ela não esconde a satisfação de ter essa oportunidade. “Sempre sonhei aprender a fazer doces, salgados, bolos e pizzas. Aqui a gente tem essa oportunidade, e eu não quero parar. Ainda pretendo fazer outros cursos também porque quero montar meu próprio negócio.”

O sentimento de Carleus Alves não é diferente. “A gente agradece muito por essa oportunidade aqui na Cidade do Povo. Se não fosse assim, eu não teria como fazer este curso. Além de aprender a fazer doces e salgados, de graça, a gente passa a conhecer as pessoas maravilhosas que também fizeram o curso. Agora vou dar continuidade ao projeto de ter meu espaço no mercado.”