Pontão de Cultura Aquiry inicia atividades

Pontão funciona no Centro de Juventude São Francisco e toda comunidade está convidada a participar das atividades

dsc_6358.jpg

Pontão Aquiry pretende ser um espaço de formação e um centro de fomento à produção cultural e artística (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Pontão de Cultura Aquiry, instalado no Centro de Juventude do São Francisco iniciou as atividades hoje, 16, com uma programação aberta a toda comunidade. Até o final do ano toda quinta-feira será repleta de atividades, numa forma de demonstrar o que será o Pontão a partir de 2009, através do projeto Quinta Aquiry – Arte no Pontão.

A iniciativa é uma proposta do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura que visa criar espaço e oportunidade para articulação entre os Pontos de Cultura, além de difundir ações culturais no âmbito regional, abrangendo diversas linguagens artísticas.

Na abertura do projeto a comunidade do entorno do Centro de Juventude teve acesso a programações musicais com um quarteto de cordas, uma conversa teatral, oficina de artes plásticas e de formação do olhar.

O artista plástico Ueliton Santana destacou a importância da oficina e a intenção do trabalho em grupo. Todos os participantes foram deixados bem à vontade para soltar a imaginação e exercitar a criatividade. "Este é um trabalho difícil por ser coletivo. Eles têm que pintar uma mesma tela, dividindo o espaço, os pincéis, as tintas. A idéia é desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e criar algo como um todo, afinal, somos todos marcados por individualidades", disse.

O Pontão de Cultura Aquiry pretende ser um espaço de formação e um centro de fomento à produção cultural e artística, que irá contemplar as áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Sonoras e Artes Visuais além de valorizar as manifestações da cultura popular acreana. "O Pontão chega para funcionar como um articulador dos movimentos culturais da comunidade, fortalecer o que já existe", disse a articuladora dos pontos de cultura, Cila Moreira.

O Pontão Aquiry  pretende atuar através das parcerias, inicialmente com o Centro da Juventude, com o núcleo digital do próprio Centro, depois, com a comunidade artistica da capital, através das federações e associações de natureza cultural. Além disto, dará suporte aos pontos de cultura da região. 

Confira a programação na íntegra:

Dia 23 –  das 09 as 11h  e da 15 as 17h – Audiovisual

.  Oficina de Formação do Olhar com a exibição de filmes de curta-metragem nacionais, locais e outros, ficção e documentários. Oficina de roteiro básica e como usar a câmera, os planos e etc.

Dia 30 – das 08 as 11h  e da 14 as 17h – Artes Cênica

. Oficinas de vivencia em Dança – Claudia Toledo/Alex Matos. 

NOVEMBRO

Dia 06 – das 09 as 11h  e da 15 as 17h – Música

Conhecendo os instrumentos: Sopro (flauta doce e sax); Cordas (Guitarra, Violão e Contra-baixo); Percussão (Bateria). No final uma apresentação com os professores desses instrumentos

Dia 13 – das 09 as 11h  e da 15 as 17h – Artes Visuais

Pintando o 7 – Noções básicas da pintura, preparação de tela – com  o artista plástico Marcos Lenizio

Dia 20 – das 09 as 11h  e da 15 as 17h – Audiovisual:

– Oficina de Formação do Olhar com a exibição de filmes de curta-metragens nacionais, locais e outros, ficção e documentários. Oficina de roteiro básica e como usar a câmera, os planos e etc

Dia 27 – das 09 as 11h  e da 15 as 17h –  Artes Cênica

. Oficina circense  – Noções do circo, as técnicas circenses – Murande Souza – Grupo De Olho na Coisa

DEZEMBRO

Dia 04 –  das 09 as 11h  e da 15 as 17h – Música

O Teclado : Os caminhos do teclado: historia do teclado, possibilidades – oficina prática – Professores da Escola de Música do Tucumã.

Dia 11 – Ação Conjunta com todos os segmentos artísticos

Manhã:

Música: das 8:30 as 10h:

– Brincando e Tocando: Grupo de Crianças do Centro Cultural Tucumã. Apresentação de várias músicas utilizando a Flauta Doce e o teclado. Dinâmicas musicais com os professores Juliano Gondim e Virginia Vilanova.

Artes Cênicas : das 10 as 11:30:

Apresentação do Projeto Arte e Dança (Crianças e adolescente do Rui Lino) –

Tarde:

Artes Visuais:  das 14:30 as 16h:

Desenhando História: Workshop de desenho – Histórias em quadrinho sob papel A-4, utilizando lápis, nanquim e guache.

Audiovisual: das 16 as 17:30:

Oficina prática roteiro das atividades que irão ocorrer para que seja feito o registro pelos alunos, ou seja, um curta-metragem com entrevistas e tudo mais.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter