Polo UAB de Rio Branco motiva universitários a continuar os estudos

O projeto Permanências, idealizado pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é ligado ao Departamento de Formação Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), está voltado à permanência e ao desempenho dos acadêmicos de matemática e física.

A coordenação do polo observou que a permanência dos estudantes nesses cursos era muito baixa. Para se ter uma ideia, da turma de 2020, quando entraram 50 acadêmicos, ficaram somente sete em matemática e três em física. Da turma de 2022 (em 2021 não houve ingresso de alunos), já são 18 alunos somente no curso de matemática.

Projeto incentiva acadêmicos do polo UAB a continuar estudando. Foto: Stalin Melo

O projeto é realizado por meio de aulas de aprimoramento do professor Mário Luiz de Oliveira, da Ufac, e também de palestras motivacionais. Em julho, será realizada uma oficina de robótica, ofertada pelo professor Antônio Fernandes, a fim de reforçar o interesse dos alunos.

Lançado em março, os encontros do projeto se davam quinzenalmente. Devido à aceitação dos acadêmicos e à metodologia aplicada, agora as aulas são semanais. Os estudantes têm aulas à distância e são todos ligados à Ufac.

De acordo com a coordenadora do Polo UAB de Rio Branco, professora Nilzete de Melo, foi investigado o que estava a causando a evasão de alunos e feita uma busca ativa. E, graças ao apoio logístico disponibilizado, já é possível perceber o interesse dos estudantes. “O projeto foi idealizado para que eles não desistam”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter