Uma equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) esteve em Porto Acre para traçar metas de Políticas para as Mulheres de Porto Acre.
O encontro foi realizado no Centro do Idoso e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Agricultura, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, além da coordenadora do Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM) local e demais parceiras.
Após apresentação dos trabalhos realizados pelas coordenações de Direitos Humanos, Inclusão Socioprodutiva e interiorização de políticas para as mulheres da Secretaria, foram elaboradas estratégias para a implantação do comitê Municipal de Políticas para as Mulheres que será coordenado pelo OPM e acompanhado pelo Conselho Municipal de Direitos Mulher.
O objetivo principal dessas estratégias é a inclusão produtiva, a garantia dos direitos humanos das mulheres e o enfrentamento à violência contra a mulher.
Joelda Pais, coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, destacou o incentivo que a Secretaria está dando para dois temas em especial. “Temos que trabalhar com maior intensidade o planejamento familiar e o enfrentamento à gravidez na adolescência”.
A titular da pasta de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, frisou que a Secretaria tem a missão de fortalecer os direitos políticos das mulheres. “Temos a missão de fortalecer as políticas para as mulheres e não só isso, de também fortalecer as mulheres nos seus processos organizatórios, seja sociedade civil ou institucionalmente”.
Ao fim foi feita a composição do planejamento com ações e metas, delegados os seus respectivos responsáveis, e determinados prazos para a execução das atividades que serão acompanhadas pela SEPMulheres.