Policlínica do Tucumã terá médicos especialistas e mais agilidade no atendimento

Pacientes serão atendidos das 7 às 19 horas (Foto: Angela Peres/Secom)
Pacientes serão atendidos das 7 às 19 horas (Foto: Angela Peres/Secom)

Maior resolutividade, mais especialidades, ampla eficiência e agilidade. Esses são os itens que integrarão o atendimento médico oferecido na unidade de saúde do bairro Tucumã, que a partir do dia 16 deste mês volta a atender em formato de policlínica. O local estava funcionando como Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As mudanças foram anunciadas pelo governador Tião Viana, durante agenda com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), na Casa Civil.

O secretário da pasta, Gemil de Abreu Júnior, explicou que o novo fluxo de atendimento permitirá que a unidade tenha mais médicos especialistas, considerados de alta demanda, como, cardiologistas, ortopedistas, pediatras, entre outros, proporcionando mais agilidade nos atendimentos.

“Teremos especialistas que irão atender melhor a população, e alguns desses especialistas são do HC [Hospital das Clínicas], que irão trabalhar lá sem precisar construir nada. Vai atender a universidade, o curso de medicina, a residência médica, as especialidades e, principalmente, atender melhor a comunidade”, complementa Tião Viana.

A unidade passa a funcionar de domingo a domingo, de 7 às 19 horas, a partir da próxima segunda-feira, 16. “Com a policlínica o paciente não irá postergar o tratamento fazendo um acompanhamento paliativo na UPA. Ele irá para a policlínica tratar o problema de saúde. Ele será acolhido, tratado e restabelecido na unidade”, conta a gerente da unidade, Ruth Helena Fujimoto.

Exigências do Cnes

A Sesacre explicou que a UPA Tucumã já é classificada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) como policlínica – instituição médica que presta cuidados em saúde em regime de ambulatório.

“Para ser classificada como UPA, a unidade precisa funcionar 24 horas, e a policlínica do Tucumã sempre funcionou de 7 às 22 horas. Ocorre que, em 2009, em virtude da epidemia de dengue em Rio Branco e quando não havia ainda UPAs na capital, a unidade foi utilizada como pronto atendimento para atender a população nesses casos, por ter uma estrutura propícia”, explicou Gemil Júnior.

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência, Lúcia Carlos, é uma exigência do Ministério Público Estadual e do Ministério da Saúde que a unidade seja utilizada conforme o cadastro no Cnes.

“O que vai mudar é apenas o modelo de atendimento. A população não vai ter nenhum prejuízo, pois a unidade contará com especialistas, preceptores e residentes, e a população será assistida integralmente por profissionais capacitados para oferecer à população daquela região um atendimento de qualidade”, esclareceu.

Como fica o atendimento na Policlínica após a transição

  • Funcionamento de domingo a domingo, das 7 às 19 horas
  • Pacientes que estiverem na unidade até as 19 horas e não foram atendidos só sairão após o atendimento
  • Os atendimentos serão realizados por agendamento referenciado para sua área de abrangência e demandas espontâneas
  • A escala dos servidores internos será mantida para que não haja prejuízos à população
  • Policlínica contará com médicos residentes e médicos preceptores (orientador de residentes)
  • A Policlínica contará com Programa de Residência Médica
  • A Policlínica contará com pediatra, ginecologista, cardiologista e infectologista uma vez por semana
  • A unidade terá equipe de profissionais fixa
  • Campo de estágio para residências multiprofissionais na área da saúde;k
  • Policlínica irá receber o Programa de Saúde Medicina da Família
  • Serão realizados atendimentos com especialistas, preceptores e residentes

IMG-20160513-WA0011

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter