Policiais civis participam de treinamento tático com baixa luminosidade

 A proposta do curso é minimizar riscos e melhorar resultados em ações nos locais onde há pouca luminosidade (Foto: Sandro de Brito/Assessoria PC)
A proposta do curso é minimizar riscos e melhorar resultados em ações nos locais onde há pouca luminosidade (Foto: Sandro de Brito/Assessoria PC)

Durante os dias 25 e 26, quarta e quinta-feira, 40 policiais civis, coordenados pelo Grupo de Treinamento Policial (GTP), participam de treinamento tático (Low Ligtht) [sigla em inglês que significa baixa luminosidade]. A ação é fruto de uma parceria  entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e a  Polícia Civil.

O treinamento ocorre no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, e o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico no segmento de operações especiais com baixa luminosidade. O curso é ministrado pelo sargento da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Márcio Torbes, com experiência em vários estados.

“Estes policiais estão passando por um aperfeiçoamento e estarão qualificados para atuar em casos complexos com ambientes de baixa luminosidade. O curso promove a capacitação, além de proporcionar atualização nas mais eficientes táticas utilizadas pelas equipes da Polícia Civil. Entendemos que esses quarenta poderão ser multiplicadores de conhecimento e democratizar as técnicas aprendidas durante esse curso com outros companheiros de farda”, declarou Nilton Boscaro, diretor do Departamento de Policia Civil Capital e Interior.

Técnicas de uso de ferramenta

Com o auxílio de uma lanterna, o agente da lei consegue fazer um trabalho com precisão e sem ser prejudicado em momento de maior intensidade e velocidade. Além disso, a lanterna permite que o profissional tenha maior facilidade em premeditar as ações de criminosos, efetuar a leitura correta da área e identificar alvos. Assim, as operações noturnas são executadas com maiores taxas de sucesso.

“Um agente bem preparado para trabalhar em locais com pouca luminosidade é capaz de minimizar riscos e salvar vidas com eficiência. É necessário aprender a achar uma posição correta no ambiente, trabalhar a lanterna com perfeição, ter sincronismo com a equipe, fazer a opção certa e ter em mente que somos muito valiosos”, observou o instrutor e especialista em segurança, Márcio Torbes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter