Polícia Militar inicia primeiro Curso de Operações Especiais do Estado

Preparo físico, tático, psicológico e intelectual. Estes são os quatro pilares que norteiam o 1º Curso de Operações Especiais (Coesp), oferecido pela Polícia Militar do Acre (PMAC) para 44 operadores de segurança pública. A qualificação, inédita no estado, teve sua aula inaugural nesta segunda-feira, 17, e abriu vagas para profissionais de outros estados da federação e de países vizinhos.

O curso é ofertado para 44 operadores de segurança pública. Foto: David Barbosa/PMAC

Um dos cursos operacionais mais cobiçados e difíceis realizados pelas instituições militares, o Coesp tem como objetivo habilitar os profissionais para emprego em missões específicas e de altíssimo risco. Os “Caveiras”, como são chamados aqueles que passam por todas as etapas, ficam aptos a atuarem nas ocorrências de mais alta complexidade no campo da segurança pública.

O capitão Thales Campos, comandante da Companhia de Operações Especiais (COE) e coordenador do curso, destacou que o Acre era um dos dois estados brasileiros que ainda não ofereciam seu próprio Coesp.

Participam da capacitação profissionais de outros estados e de países vizinhos. Foto: David Barbosa/PMAC

“Os caveiras daqui foram formados em outros estados. E eles iam lá buscar esse conhecimento e expertise por conta própria. Hoje nós somos os multiplicadores, e isso significa um grande avanço na Segurança Pública local e para as instituições coirmãs que confiaram nesse projeto. O conhecimento que será difundido aqui leva as especificidades regionais das terras amazônicas, e isso será o diferencial”, pontuou.

São, ao todo, 29 profissionais do Acre inscritos, 27 policiais militares, um integrante do Corpo de Bombeiros e outro da Polícia Penal. O curso conta ainda com um militar da Polícia Nacional da Bolívia e outro da Polícia Nacional do Peru, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e profissionais dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Piauí, Espírito Santo e Mato Grosso.

O 1º Coesp da PMAC terá a duração aproximada de 18 semanas e um total de 1150 horas/aula, distribuídas em 37 disciplinas teóricas e práticas.

Autoridades civis e militares do estado participaram da solenidade de abertura. Foto: David Barbosa/PMAC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter