Polícia Militar inicia curso de policiamento ambiental

O BPA tem a missão de executar o policiamento ostensivo contra a caça e a pesca ilegais, a derrubada indevida e a poluição no estado (Foto: Assessoria PM)
O BPA tem a missão de executar o policiamento ostensivo contra a caça e a pesca ilegais, a derrubada indevida e a poluição no estado (Foto: Assessoria PM)

A Polícia Militar iniciou na manhã de hoje, 24, o Curso de Policiamento Ambiental. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), seguida pela aula inaugural ministrada pelo procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente – Procuradoria-Geral do Estado, Érico Barbosa.

O curso terá duração de cinco semanas e irá oferecer instruções voltadas ao patrulhamento, à educação e aos crimes ambientais. Participam da capacitação 50 policiais militares de todas as unidades operacionais do Estado, entre eles o soldado Caubi Ferro, que considera importante essa modalidade de policiamento e apoia a ampliação dela para a garantia dos direitos do meio ambiente. “A fiscalização e a coibição de atos que degradem a flora e a fauna são importantes para a natureza e especialmente para o ser humano”, avaliou.

BPA

O BPA foi criado em 1994, com sede em Rio Branco e efetivo de cem policiais. Na época, o então Pelotão de Policiamento Ambiental recebia a missão de executar o policiamento ostensivo contra a caça e a pesca ilegais, a derrubada indevida e a poluição em todo o Acre.

O comandante do batalhão, major Negreiros, comentou as leis relativas aos crimes contra o meio ambiente e a função do policiamento florestal: “A legislação é ampla, atual e eficaz, entretanto, nenhuma norma terá eficácia comprovada se não houver uma ação fiscalizadora séria, contínua e permanente. Faz parte da nossa missão, juntamente com outros órgãos, garantir a eficácia desse trabalho”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter