Polícia Militar inicia curso de formação de 550 novos cabos

Soldados da turma de 2009 vão passar por quatro meses de qualificação profissional (Foto: Assessoria PMAC)
Soldados da turma de 2009 vão passar por quatro meses de qualificação profissional (Foto: Assessoria PMAC)

A solenidade que marca a aula inaugural do Curso de Formação de Cabos (CFC 2015/16) da Polícia Militar do Acre (PMAC) foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12, em Rio Branco.

O curso tem o objetivo de capacitar mais de 550 policiais militares, e será realizado simultaneamente em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasileia.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do estado, entre elas o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Ricardo Brandão, comandante-geral da PMAC, coronel Júlio César, subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roney Cunha, e o secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.

De acordo com o coronel Júlio César, a turma que inicia o curso nesse momento ingressou em 2009 e é a que vai reviver a graduação de cabo na Polícia Militar.

“Após o período de curso, esses policiais, que já têm seis anos de corporação, serão referências nas guarnições de serviço, intermediando o comando dos sargentos para com os soldados”, enfatizou o comandante-geral.

O curso terá duração aproximada de quatro meses e será dividido em duas modalidades: uma presencial e a outra por meio de ensino à distância (EAD).

Com o intuito de evitar prejuízos no policiamento, os alunos serão divididos em grupos e farão um revezamento entre as duas fases. Durante a formação, haverá ainda um Estágio de Ações Táticas (EAT) promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

“A graduação traz muita responsabilidade. Agora, teremos a missão de comandar os muitos soldados existentes na corporação, mas, além do CFC, os seis anos que temos de experiência também serviu para nos preparar para atuar na função de cabo”, disse o aluno-cabo Igor Santos.

Outra aluna do CFC 2015/16, Antoniete Barbosa, também falou sobre o que espera da formação. “A expectativa é que possamos nos preparar da melhor forma possível e, então, poder mostrar o resultado dessa qualificação para a sociedade acreana”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter