Polícia Militar forma mais 70 Guardas Mirins

A Polícia Militar concluiu mais uma edição do projeto Guarda Mirim. Esta semana, 70 jovens, de 14 a 17 anos, moradores da 4º Regional da cidade de Rio Branco, receberam os certificados de participação no curso. A solenidade de encerramento foi realizada na quadra esportiva do Colégio Edilson Façanha, no bairro Calafate, e contou com a presença de familiares, alunos e autoridades locais.

Além da apresentação da banda de musica da PM, premiações foram entregues aos quatro alunos destaques do curso. Na oportunidade, a guarda mirim Leissandra, fez um discurso de agradecimento a todos que apoiaram e participaram da realização do projeto.

Novos bombeiros mirins estão orgulhosos com seus certificados de conclusão de curso (Foto: Igor Oliveira)

Novos bombeiros mirins estão orgulhosos com seus certificados de conclusão de curso (Foto: Igor Oliveira)

“Obrigada ao governo do Estado, a Polícia Militar e a todos que trabalharam para nos proporcionar momentos inesquecíveis. Jamais esquecerei os policiais que estiveram todo este tempo conosco. Foi muito bom participar dos cursos profissionalizantes, dos passeios, das aulas, enfim, de todas as atividades. Aqui fiz amigos e tenho certeza que meus pais estão muito orgulhosos de mim,” discursou a mirim.

Nesta edição do projeto, que durou nove meses, os adolescentes foram divididos em duas turmas – manhã e a tarde. Durante o período, os jovens receberam instruções de ordem unida, educação cidadã e inclusiva, diversas palestras sobre os direitos do cidadão, fizeram passeios culturais e participaram de cursos técnicos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Atividades práticas de cidadania também foram exercidas pelos guardas mirins, como o acompanhamento ao trabalho dos agentes de endemias da prefeitura de Rio Branco e o de conscientização no trânsito, com panfletagens junto aos educadores do Departamento Estadual de Trânsito.

O comandante do 4º BPM, major Messias, enfatizou as ações comunitárias da Polícia Militar e destacou a diminuição da criminalidade na região. “Nossa polícia tem um caráter comunitário. Semelhante a esse projeto, a PM desenvolve centenas de ações sociais dentro da comunidade, procurando atingir todas as faixas de idade e meios sociais. Esperamos que estes jovens sejam exemplos e inspiração para outros adolescentes e que se tornem adultos melhores. Desejamos que a diminuição da criminalidade que vivenciamos no Calafate se expanda para todo estado.”

Essa foi a segunda turma de Guardas Mirins formada 2013. A 5º Regional ainda está com o projeto em desenvolvimento, e as inscrições para os guardas mirins do ano que vem já estão abertas. Na 3º Regional, área referente ao bairro Sobral e redondezas, as inscrições ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras/Sobral), e no 2º distrito, os interessados podem procurar a Companhia de Trânsito da Polícia Militar (Ciatran).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter