A Polícia Militar do Estado do Acre (Pmac) comemora 107 anos de história nesta quinta-feira, 25. A instituição, que já foi guarda territorial, garante ordem e segurança para os acreanos há décadas.
“A palavra gratidão é a que mais expressa meus sentimentos em relação à Polícia Militar do Estado do Acre”, foram as palavras do governador Gladson Cameli, no evento comemorativo da corporação.
Importante para a formação do Estado do Acre, a PMAC recebeu ao longo dos últimos quatro anos diversos investimentos importantes para a consolidação do trabalho ostensivo realizado em todo o território estadual.
“São 107 anos desta instituição honrada e importante para o Estado do Acre. O governo é um parceiro que tem nos fortalecido e ajudado para que possamos continuar prestando esse serviço tão importante aos acreanos, que é garantir a segurança pública”, frisou o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias.
A reforma do Quartel do Comando-Geral, um prédio histórico na capital, e novos profissionais que concluíram o Curso de Formação de Soldados, com a formação de 741 novos policiais nos últimos quatro anos, são ações do governo que reforçaram, durante a primeira gestão, a atuação da polícia acreana.
Formatura e anúncio de novo certame
A comemoração foi marcada também pela formação de novos 172 policiais militares, que fazem parte do cadastro de reserva do último concurso, ainda em 2022.
Também ocorreu a condecoração de autoridades civis e militares do Estado do Acre, de outros estados da federação, da Bolívia e do Peru com a medalha do mérito de Plácido de Castro, e a medalha do mérito coronel Fontenele.
“Essa é a realização de um sonho de todos nós, e quero agradecer ao governo por tornar esse sonho possível”, declarou a oradora da turma de formandos, Raiane Gomes.
Ao fim da cerimônia, o governador Gladson Cameli anunciou o novo concurso de oficiais da PMAC. Com 36 vagas para oficiais, há 30 anos não havia um concurso com vagas para oficial de saúde.
“Estou autorizando nesse ato a publicação do edital desse concurso no Diário Oficial do Estado. Viva a nossa Polícia Militar”, concluiu o chefe do Executivo