Cerimônia de retorno do Ônibus Lilás promove atendimento e conscientização sobre violência contra a mulher

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), retomou as atividades das unidades móveis de acolhimento à mulher, Ônibus Lilás, um serviço itinerante que leva assistência social, jurídica e psicológica a mulheres de municípios de pequeno porte em situação de vulnerabilidade e violência.

A cerimônia contou com diversas autoridades e órgãos parceiros. Foto: José Caminha/Secom

A cerimônia de retorno, realizada na quinta-feira, 25, em frente ao Palácio Rio Branco, contou com a presença da governadora em exercício Mailza, das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e de Planejamento, do Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e Poder Judiciário.

Ao todo, foram realizados 98 atendimentos pela equipe multidisciplinar da Semulher e parceiros, permitindo que as mulheres recebessem orientação e suporte adequados.

Os atendimentos ocorreram na praça do Palácio Rio Branco, no centro da capital. Foto: José Caminha/Secom

Além disso, a Sesacre realizou testes rápidos, enquanto a Seasd ofereceu informações sobre serviços sociais. A Organização em Centros de Atendimento (OCA) também esteve presente, facilitando o acesso a diversos serviços públicos. Uma das atrações foi a feira de mulheres empreendedoras, organizada pelos coletivos Elas Fazem Acontecer e Encontro das Brecholeiras.

“É com muita alegria que reativamos o Ônibus Lilás, esse serviço tão essencial no enfrentamento à violência contra a mulher, principalmente àquelas que não têm fácil acesso aos atendimentos. Contem com a Semulher, pois estamos aqui para atendê-las”, afirmou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa celebrou o retorno das unidades móveis. Foto: Felipe Freire/Secom

A governadora em exercício, Mailza, destacou que o ônibus será uma ferramenta importante para levar cidadania a quem não tem a oportunidade de receber um atendimento ou prestar uma queixa. “O governo do Estado tem olhado com carinho para essa causa, dando a importância necessária”, afirmou ela.

O Ônibus Lilás é vinculado ao Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e, de acordo com a chefe do Departamento, Joelda Pais, o retorno é um compromisso da Semulher de levar serviços públicos e informações às mulheres que mais necessitam.

“Esse ônibus chega aos menos favorecidos, e só tenho a agradecer por essa iniciativa da Semulher. É mais uma vitória para as mulheres do Acre, principalmente àquelas de lugares de difícil acesso”, declarou a coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Terezinha de Jesus.

A dona de casa M.S.R., que buscou atendimento jurídico durante o evento, elogiou a equipe pelos serviços prestados com tranquilidade, paciência e respeito: “coisas difíceis de encontrar hoje em dia, mas graças a essa equipe, muitas outras pessoas serão ajudadas”.

O Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel de acolhimento à mulher do governo do Estado do Acre, executada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). Seu objetivo é oferecer acesso a políticas públicas a mulheres vulneráveis e vítimas de violência em áreas rurais, ribeirinhas, indígenas, de reservas extrativistas, periferias e pequenos municípios.

A equipe multidisciplinar da Semulher atendeu das 8h às 12h. Foto: José Caminha/Secom

O ônibus é equipado com gerador de energia, ar-condicionado, dois escritórios, copa, banheiro, tenda externa, 25 cadeiras brancas e cabine com seis lugares para a equipe composta por uma psicóloga, uma assistente social, uma assessora jurídica, um motorista e uma coordenadora.

A proposta da agenda anual 2023 do Ônibus Lilás prioriza as zonas rurais dos municípios com os maiores índices de feminicídio do estado. Os próximos atendimentos serão no Bujari, no dia 17 de junho, e em Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil no mês de julho.

Para mais informações sobre a agenda do Ônibus Lilás e as próximas atividades da Semulher, entre em contato por meio do número (68) 99605-0657 ou acompanhe pelo Instagram (@secretariadamulherac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter