Polícia e cidadãos promovem ambiente de paz na Cidade do Povo

Grupo de Mediação de Conflitos dialoga com vizinhos e familiares, na busca pela solução de problemas (Foto: Diego Gurgel)
Grupo de mediação de conflitos dialoga para buscar a solução de problemas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A interação entre a população e Polícia Civil na Cidade do Povo tem sido responsável pela elucidação de mais de 70% dos crimes contra o patrimônio registrados na delegacia do bairro-modelo.

Segundo Getúlio Teixeira, titular da delegacia do bairro, a comunidade tem sido uma grande parceira, exigindo seus direitos e denunciando o que está errado. A iniciativa tem impactado positivamente na resolução dos crimes ali ocorridos, especialmente aqueles contra o patrimônio.

“Tudo é levado em consideração. Cultura, costume e religião, entre outros aspectos. Quem trabalha aqui, não importa em qual atividade, se envolve com essa atmosfera boa. Dá um orgulho danado de trabalhar aqui”, diz o delegado.

Soluções rápidas com o diálogo

A delegada Maria Lúcia Jaccoud, experiente na área de policiamento comunitário, disse estar satisfeita com o trabalho que desenvolve na Cidade do Povo. Ela é responsável por conduzir o Grupo de Mediação de Conflitos da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo ela, o índice de resolutividade, especialmente nos círculos familiares, tem sido elevado. “Quase todas as ocorrências que têm por finalidade essa demanda foram resolvidas, o que demonstra uma boa aceitação por parte da população ao serviço”, destacou Maria Lúcia.

A delegada explica que no diálogo, o mediador tem como papel fundamental controlar a instabilidade da vida da família, naquela fase da gestão do conflito. Além de ajudar os pais a tomar decisões responsáveis face ao novo contexto relacional.

“Na Cidade do Povo, encontramos alguns casos onde pais e filhos não se entendem. Nossa atuação tem sido satisfatória, porque, depois de ouvir com a devida atenção as partes e promovermos as orientações, não está havendo histórico de reincidência”, finalizou a delegada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter