Polícia Civil lança projeto de acolhimento a vítimas em Sena Madureira

Na manhã desta sexta-feira, 15, o delegado-geral de Polícia Civil do Estado do Acre, Josemar Portes, realizou o lançamento do projeto Bem-me-Quer, em Sena Madureira, distante da capital Rio Branco 144 km. A iniciativa tem como finalidade principal a humanização do atendimento de vítimas crianças e adolescentes, assim como de vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher, proporcionando um ambiente mais adequado no âmbito da unidade de Polícia Judiciária.

Iniciativa tem como finalidade principal a humanização do atendimento de vítimas crianças e adolescentes Foto: Sandro de Brito.

Também participaram do lançamento os delegados de Sena Madureira, Mariana Gonçalves – que é a idealizadora do projeto -, Marcos Franck Costa e Silva, e Paulo Henrique Xavier, além do delegado de Manoel Urbano, Rômulo Carvalho, da subcomandante do 8º Batalhão, Ten. M. Pontes e representantes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Para Josemar Portes, a acolhida da vítima que busca a Polícia Civil deve ser feita dentro de um ambiente que ofereça paz, tranquilidade e não acarrete mais sofrimentos. O projeto Bem-me-Quer funcionará em instalações apropriadas, com sala reservada, equipada com computador, móveis e brinquedoteca, ambiente que proporcionará atendimentos com mais segurança, sigilo e proteção àqueles que buscam a Polícia Civil para relatar os crimes sofridos.

Delegada Mariana Gonçalves endossa: “O ambiente para receber essas vítimas tem que ser acolhedor e seguro” Foto: Sandro de Brito.

“Sabemos o quanto é importante o acolhimento inicial à mulher, criança ou adolescente vítimas de violência, sendo de responsabilidade de todos proporcionar as condições necessárias para isso.  O trauma advindo do ato violento pode ser minimizado com o atendimento inicial mais humanizado. É isso que buscamos, sem nos descuidar da apuração e responsabilização  do agressor”, ressaltou Josemar Portes.

A delegada Mariana Gonçalves endossa: “O ambiente para receber essas vítimas tem que ser acolhedor e seguro”.

O coordenador do Conselho Tutelar do Município de Sena Madureira, Emerson Espíndola, reconhece a importância da implantação: “ O Bem-me-Quer” veio para fortalecer as medidas adotadas pela polícia e pela Justiça, ao passo que acolhe as vítimas que passaram por traumas, evitando a revitimização, principalmente de crianças e adolescentes”.

Josemar Portes parabenizou a iniciativa dos delegados de Sena Madureira, em especial Mariana Gonçalves, afirmando que a experiência tende a se replicar em todo o Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter