trabalho contínuo

Polícia Civil deflagra operação de cumprimento de mandados em Capixaba

Seguindo planejamento estratégico de combate à criminalidade, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral de Capixaba, município distante 75 km da capital, deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 08, operação de cumprimento de 11 mandados judiciais.

A ação visa combater crimes relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa cometidos por pessoas que agiam naquela região. Participaram da operação, mais de 40 agentes de Polícia Civil, dois delegados, dois escrivães, com apoio de homens da Coordenação de Recursos Especiais (Core) e de agentes da Delegacia Geral de Senador Guiomard (DGPC).

Durante a ação, a Polícia Civil prendeu 3 pessoas e apreendeu 5 menores de idade que vinham proferindo ameaças contra moradores e cometendo delitos de roubos e assaltos.

“Todos fazem parte de facções criminosas. São membros dessas organizações que estavam praticando vários delitos na Comarca de Capixaba. Comprovamos que eles estavam fazendo visitas a alguns comerciantes e extorquindo alguns donos de comerciais sob pena que, se não pagassem uma espécie de mensalidade, eles iriam praticar o crime de roubo. Tão logo recebemos essas informações iniciamos diligências e durante a apuração desses fatos constatou-se também que, todos eles, fazem parte dessa organização criminosa e alguns deles foram identificados como os autores da homicídio que vitimou um custodiado que estava no interior da delegacia de Capixaba ” esclareceu o delegado Marcus Cabral.

Os presos são acusados de organização criminosa e tráfico de drogas (Foto: Assessoria Sisp)

Trabalho contínuo

O constante trabalho realizado pelas forças de segurança tem gerado redução gradual no índice de criminalidade, conforme dados divulgados pelo setor de Análise Criminal do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Se comparados os homicídios registrados em outubro deste ano com o mesmo período de 2017, por exemplo, foram 10 casos a menos em todo o estado, totalizando 26,32% de redução.

Em 2017, de janeiro a outubro, foram registrados 410 assassinatos. Já no mesmo período deste ano, o quantitativo total de casos caiu para 347, uma redução de mais de 15%.

Outro dado positivo diz respeito à capital do estado: foram 11 casos a menos, quando comparados os mesmos períodos de 2017 e 2018, resultando em uma retração de 45% nos assassinatos em Rio Branco.

Segundo a Segurança Pública, as constantes operações das polícias Militar e Civil, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Sesp, têm sido determinantes nesse cenário.

Saiba mais: Homicídios seguem reduzindo mais de 26% ao longo do mês de outubro