O delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, participou, na manhã desta terça-feira, 22, de reunião institucional com o Comitê Integrado de Recuperação de Ativos (Cira), que atua no combate a crimes de ordem tributária, e o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma da Silva, oportunidade em que o delegado-geral anunciou a criação, dentro da Polícia Civil, de um núcleo especializado no enfrentamento aos crimes contra a ordem tributária.
Participaram também da reunião a procuradora-geral de Justiça do Ministério Publico, Kátia Rejane de Araújo, e os delegados Pedro Resende e Alcino Loureiro Júnior. Durante o encontro, vários assuntos foram tratados a fim de alinhar as ações das instituições no combate à criminalidade, sobretudo acerca dos crimes relacionados à evasão de divisas.
De acordo com Josemar Portes, em breve o núcleo será transformado em delegacia. “Em futuro próximo esse núcleo se materializará em uma delegacia própria, no sentido de cooperar para melhorar a situação do Acre no que tange à evasão fiscal. Temos muitas situações que merecem e impõem a atitude da Polícia Civil no sentido de investigar crimes dessa natureza”, pontuou.
Segundo o delegado-geral, a reunião-visita teve como finalidade afinar o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido e a busca constante pelo fortalecimento das instituições, que visam sempre a supremacia do interesse público: “Nada mais justo do que buscarmos uma união de forças para obtermos êxito, sobretudo no combate à criminalidade”.
A atuação das duas instituições, Polícia Civil e TJAC, tem sido de fundamental importância no combate à criminalidade. A Polícia Civil busca confeccionar inquéritos com provas indeléveis e que estes sejam encaminhados ao Tribunal, facilitando o trabalho do Judiciário, tanto na análise quanto no processo de julgamento.