Polícia capacita peritos criminais que vão atuar na Divisão de Homicídios

Peritos vão atuar na nova Divisão que vai investigar somente crimes de homicídio na capital (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Peritos vão atuar na nova divisão que investigará somente crimes de homicídio na capital (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), por meio do Instituto de Criminalística, realizou nesta quarta-feira, 10, uma capacitação sobre o uso de novas tecnologias em locais de mortes violentas.

A atividade visa qualificar os peritos criminais que vão atuar na nova Divisão de Homicídios, responsável por investigar somente crimes contra a vida, em Rio Branco. O treinamento abordou novas técnicas para coleta de vestígios com a utilização de raios-X de varredura associados à luz forense.

Segundo Aleksandro Barros, diretor do Instituto de Criminalística, essas ferramentas ampliam a identificação de vestígios imperceptíveis a olho nu. “Aliado a isso, serão utilizadas torres de iluminação em locais de baixa luminosidade. Isso vai potencializar a capacidade de resolução de crimes, além de oferecer provas mais detalhadas”, destacou Barros.

As várias cores produzidas pela luz forense, decorrentes de suas ondas, possibilitam a revelação, em local de crime, de vestígios não perceptíveis a olho nu, como sangue, material ósseo, metais e madeira, entre outros.

Em abril, está previsto o início do segundo módulo do treinamento, com foco na coleta de vestígios. A capacitação é voltada aos profissionais que atuam na perícia criminal, tanto na capital quanto no interior, e que já receberam os novos kits de equipamentos.

“O governo do Estado mantém, assim, a política de capacitação continuada aos profissionais da área da segurança pública. As novas ferramentas de trabalho dos peritos foram adquiridas por meio de convênio da Secretaria de Estado de Segurança com o Ministério da Justiça”, explicou o secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter