PM inicia 2°curso pedagógico para professores e alunos de escolas públicas de Rio Branco

Objetivo das instruções é capacitar professores e alunos no intuito de despertá-los para a problemática das drogas e da violência (Foto: Stalin Melo/Assessoria SEE)

Visando a prevenção ao uso indevido de drogas, a violência e o não recrutamento dos jovens pelas organizações criminosas, o Policiamento Escolar, setor vinculado ao Comando de Policiamento Operacional (CPO) I, da Polícia Militar do Acre, lançou nesta terça-feira, 15, o projeto #MaisAmorMenosDrogaPorFavor, na escola Glória Perez, localizada no bairro Placas, em Rio Branco.

O objetivo das instruções que serão ministradas pelos militares é capacitar professores e alunos no intuito de despertá-los para a problemática das drogas, da violência e de outros temas contemporâneos que venham a ameaçar a formação social e cidadã dos alunos.

“Iniciamos o projeto no Colégio Estadual Barão do Rio Branco [CEBRB], no centro da cidade. Lá, tínhamos alguns problemas pontuais que necessitaram de uma atenção maior por parte do Policiamento Escolar. Detectamos alguns colégios que também precisavam da realização de um trabalho específico, e hoje, como parte de um planejamento estratégico, iniciamos aqui, no colégio Glória Perez, objetivando à prevenção as eventuais condutas delituosas de forma pedagógica”, ressaltou o subcomandante-geral, coronel Ricardo Brandão.

O início das instruções começou com o corpo docente e se estenderá a todos os alunos da escola no decorrer da semana. Entre a metodologia adotada pelo Policiamento Escolar está a realização de um circuito de palestras, atividades lúdicas e pedagógicas; todas voltadas para a prevenção e formação civil e cidadã dos alunos.

“O projeto visa primeiramente a capacitação dos professores que, por sua vez, irão redirecionar o que foi passado a eles aos alunos. Por meio de um planejamento pôde- se identificar os pontos sensíveis nos quais poderíamos intervir e evitar que situações como a violência nas escolas pudessem ser coibidas por meio da prevenção institucional”, frisou o coordenador e idealizador do projeto, sargento Maurelando Leão.

O Projeto #MaisAmorMenosDrogasPorFavor

A intervenção pedagógica prevê ações proativas e preventivas e inicia-se com um alinhamento da Segurança Pública com as instituições de ensino, na qual os policiais- instrutores compartilharão conhecimentos acerca do uso indevido de drogas e sobre a competência do educador diante ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o Eca.

“A presença dos militares nas escolas nos passam mais segurança, não somente pela presença física enquanto agente de segurança, mais como, também, instrutores e gestores de educação. Tenho certeza que depois deste projeto,  será reavaliado a relação interpessoal entre professores e alunos e, principalmente, a inserção de uma consciência preventiva em relação às drogas nos alunos”, disse a professora Audeiza Bessa, que leciona no colégio Glória Perez.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter