Governo do Estado vai investir R$ 1 milhão no Bombeiro Mirim

Bombeiro Mirim é um instrumento social que atua com foco na promoção da qualidade de vida e prevenção da criminalidade (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Hoje tenho noções de primeiros socorros e de como ser uma pessoa melhor, colaborando para o bem das outras pessoas”, disse, orgulhoso, Rodrigo Sousa, de 11 anos, durante sua formatura e de mais 162 adolescentes nesta terça-feira, 15, em Mâncio Lima.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora Nazareth Araújo, que destacou o trabalho e os investimentos que o governo do Estado tem feito ao longo dos anos na prevenção e combate à violência. Na oportunidade, foi anunciado que o governo do Estado vai investir R$ 1 milhão no projeto Bombeiro Mirim. visando contemplar outros jovens acreanos.

“Participar de momentos como este é muito gratificante. Estas crianças estão sendo abraçadas por valores, conceitos e princípios que irão lhes permitir levar às comunidades onde residem a ideia de cultura de paz. O governo e suas famílias estão lhes dando a capacidade de visualizarem o futuro melhor dentro das regras da boa convivência e de amor ao próximo”, explicou Nazareth.

Criado como um instrumento social atuando com foco na promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e da violência, por meio de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária, o projeto Bombeiro Mirim tem como eixo principal a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

“Nós, do Corpo de Bombeiros, estamos imensamente felizes, pois aqui sabemos que muitos pais vão ficar tranquilos por saberem que os filhos estão participando deste programa. Parabéns ao governo, pela decisão firme de alocar recurso para que este projeto aconteça”, disse o comandante do CBMAC, Roney Cunha.

Emylson Farias, secretário de Estado de Segurança Pública, aproveitou a oportunidade para enfatizar que o projeto funciona como uma extensão da escola em tempo integral. “Os jovens são atendidos no contraturno, o que é maravilhoso na guerra contra a violência”, observou.

Municípios contemplados

Hoje o projeto contempla as cidades de Tarauacá, Xapuri, Sena Madureira, Epitaciolândia, Feijó e Cruzeiro do Sul. Este ano, em todo o Acre, foram beneficiados mais de 1,5 mil jovens com idade entre 12 e 14 anos. O próximo passo será a implantação do projeto na Cidade do Povo, em Rio Branco. A expectativa é de que o número salte para 1,7 mil jovens atendidos.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, falou de sua alegria em ter solicitado a realização do projeto. “As famílias estão ganhando jovens mais conscientes, mais atuantes na busca por um mundo melhor. Ações como estas contribuem para a melhoria de vida da população de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças e adolescentes”, revelou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter