Plataforma gastronômica é a grande vencedora do Hackathon Faao

O Hackathon Faao foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O Hackathon Faao foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A plataforma Bon Bon Desserts foi a grande vencedora do terceiro Hackathon universitário, que foi realizado na Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), nos dias 2 e 3 de setembro.

A proposta do aplicativo é mostrar por meio de sabores as mais diversas sobremesas do mundo. Para isso, um portfólio com doces disponíveis de cada país seria disponibilizado no espaço, e o cliente poderia escolher a iguaria de sua preferência. A entrega seria por meio de delivery.

O projeto Bon Bon Desserts foi o grande vencedor do Hackathon Faao (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O projeto Bon Bon Desserts foi o grande vencedor do Hackathon Faao (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O projeto é de um grupo de sete pessoas, entre eles, estudantes de Administração e Análise de Sistemas. De acordo com Luana Lima, idealizadora do aplicativo, a ideia surgiu após uma viagem que ela fez para a Europa.

“Lá experimentei vários sabores diferentes, e queria que outras pessoas vivenciassem essa experiência. Aprendi a fazer várias sobremesas, e agora, a ideia é que se tenha um aplicativo para disponibilizá-las. Vim participar do Hackathon e não esperava que minha proposta fosse a grande vencedora”, diz.

Outros quatro projetos foram apresentados. São eles: Arquimedes, aplicativo de controle de conservação de água, Unipet, que seria um comércio eletrônico de serviços e produtos para animais, Beer2Me, que proporcionaria delivery de bebidas 24 horas, e Medical History, aplicativo que apresentaria lista de consultórios e histórico médico de pacientes.

Para o diretor de Modernização Administrativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), André Gasparine, a ideia do Hackathon é que o evento possibilite aos jovens uma forma de empreender na área de tecnologia, ramo que está crescendo consideravelmente.

“O governo do Estado acredita nestes jovens e apoia o desenvolvimento deste ramo. Só neste ano, realizamos outros dois Hackathons e vamos fazer mais dois em Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul. Teremos também o Startup Weekend, no qual serão 54 horas de programação”, explica.

Hackathon: o que é?

Por 24 horas, programadores, designers e demais profissionais da área de desenvolvimento de software se reúnem em equipes para propor uma ideia de aplicativo que beneficie os moradores de Rio Branco.

Ao longo do dia, mentores auxiliam os participantes. Ao final, uma banca julgadora escolhe os três melhores projetos. O primeiro lugar ganha 30 horas de mentoria e curso de Comunicação e Marketing focado em Rede Social da aceleradora Fabriq, o segundo 20 horas, e o terceiro 10 horas.

O Hackathon Faao foi uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Sect, com apoio do Serviço Brasileiro de apoio às Mico e Pequenas Empresas (Sebrae), e patrocínio do Guaraná Quinarí, Café Country, JB Grill, Papelaria Escolar, The Place, Dted, Fabriq, Grupo Ribeiro, Alimentos Dudy e Distribuidora Andrade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter