Decisão

Planejamento Familiar é tema de oficina para médicos e enfermeiros

Servidora pública Raimunda Rodrigues, 32. anos, planejou a gravidez e espera ansiosamente pela Ana Júlia (Foto: Júnior Aguiar)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), realiza uma capacitação de Planejamento Familiar Reprodutivo. O objetivo da oficina é explanar aos profissionais da saúde, médicos e enfermeiros das regiões do Baixo Acre e Juruá, sobre os métodos contraceptivos que são disponibilizados a toda população, por meio da rede pública de saúde.

A atuação dos profissionais da saúde no planejamento reprodutivo é prevista em lei, que diz que a paternidade/maternidade é de livre escolha da pessoa ou casal. Para que isso aconteça, é necessário ter profissionais da saúde capacitados para auxiliar os interessados. A lei estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigado a garantir à mulher, homem ou casal assistência a métodos contraceptivos.

A saúde pública oferece, inclusive, procedimentos cirúrgicos como laqueaduras de trompas e vasectomia. A capacitação garante o cumprimento das normas técnicas quando da realização desse tipo de cirurgia.

“O objetivo principal é garantir que a comunidade tenha acesso e conhecimento desses métodos que são previstos na Constituição Brasileira”, destaca Maria do Rosário de Freitas, responsável pela Divisão de Saúde da Mulher na Sesacre.

A oficina será na Policlínica Tucumã, nos dias 21 e 22 de junho, das 8 às 12 e de 14 às 17 horas.