De Matemática Virtual

Alunos da Ufac participam de curso no Instituto de Matemática

O curso vai de 19 a 30 de junho (Foto: Ariel Lima)

Cerca de 98 alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), dos cursos de Matemática e Engenharia Civil  começaram nesta segunda-feira, 19, o curso de Geogebra, ofertado pelo Instituto de Matemática Ciências e Filosofias (IMCF).

A iniciativa busca capacitar os estudantes que atuam em programas de extensão como o Programa de Iniciação Científica (PIBIC), para trabalhar com os softwares nas escolas onde eles atuam como bolsistas.

“O objetivo da formação é implementar novas tecnologias nas salas de aula. Esses acadêmicos vão aprender a utilizar esse software e levarão para os professores para que possam utilizar a ferramenta como instrumento pedagógico”, explica Marcio Soares, professor do IMCF e  ministrante do curso.

Geogebra é um software matemático que reúne geometria, álgebra e cálculo. Ele foi desenvolvido por Markus Hohenwarter da Universidade de Salzburg para educação matemática nas escolas.

“As tecnologias atraem o estudante e com o Geogebra é possível fazer isso, porque vai nos ajudar a dinamizar as aulas e trabalhar com matemática e áreas afins de uma forma diferenciada”, destaca a acadêmica, Kerly Khrisna Gomes.

A formação faz parte do projeto intitulado Matemática Virtual com Geogebra. É fruto da parceria entre Ufac e IMCF, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).