Piscicultores do Juruá usam criatividade e tecnologia para aumentar a produção

(Foto: Val Fernandes/
Tião Viana visitou produtores de peixe de Cruzeiro do Sul (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Estamos numa fase de grande expansão da piscicultura. O peixe é um caminho sem volta, de grande impacto na economia do Acre”, disse o governador Tião Viana, na manhã desta segunda-feira, 11, ao visitar pequenas unidades familiares de produção de peixe, localizadas no km 11 da BR 364, em Cruzeiro do Sul.

O governador ficou entusiasmado ao perceber a iniciativa dos pequenos produtores do Juruá, ao fazerem uso de tecnologia visando a consolidação da cadeia produtiva do peixe no Acre.

“Temos produtores comunitários que já estão produzindo quatro toneladas de peixes. Vendidos a R$ 10 o quilo, resultam numa renda de R$ 40 mil por mês. Em outras regiões do estado, já temos pessoas almejando alcançar de 100 a 300 toneladas de peixes por hectare, com alta tecnologia incorporada. O que nos deixa com a certeza de que estamos no caminho certo no que diz respeito à piscicultura no estado”, disse Tião Viana.

Algumas produções familiares já atingem quatro toneladas por mês (Foto: Val Fernandes/Secom)
Algumas produções familiares já atingem quatro toneladas por mês (Foto: Val Fernandes/Secom)

Na oportunidade, o governador anunciou que entre os investimentos previstos para o Juruá está a conclusão das obras do Frigorífico de Peixes. “Esta semana estamos recebendo a visita de grandes investidores na área de piscicultura, suinocultura e madeireira. Nossa economia precisa disso. Ou o Acre aposta cada vez mais na agroindustrialização e na industrialização florestal, ou não haverá um grande futuro”, frisou.

Claudevir de Sousa, piscicultor, há quatro anos trabalha na área e está feliz com os bons resultados do seu investimento. Segundo ele, a parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Florestal (Seaprof) foi fundamental para os bons resultados de seu empreendimento.

“São 14 tanques, onde são cultivadas as espécies pirarucu, tambaqui, tilápia e pirapitinga, entre outras. Para melhorar a produção, investimos em tecnologia e hoje somos autossuficientes na produção de energia eólica produzida para oxigenar os tanques. Isso nos permitiu triplicar a produção”, contou o piscicultor.

Lourival Marques, gestor da Seaprof, relatou que os investimentos na consolidação da cadeia produtiva do peixe estão sendo feitos desde 2011 em Cruzeiro do Sul e nos demais municípios do Acre. “Ver que podemos ajudar os produtores rurais em suas demandas, que resultam em melhoria de vida e renda é muito gratificante”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter