Piscicultores de todo o Acre têm encontro marcado durante a Expoacre

Produtores vão conhecer os investimentos do Estado para os próximos anos

dsc_0638.jpg

Cerca de 170 piscicultores da região do Juruá vão participar de um encontro da categoria em Rio Branco com o governo do Estado (Foto: Onofre Brito)

Cerca de 170 piscicultores da região do Juruá vão participar de um encontro da categoria em Rio Branco com o governo do Estado. O evento vai acontecer durante a Expoacre e servirá para que todos tomem conhecimento dos investimentos que o governo fará nos próximos anos na cadeia produtiva do peixe. Eles terão oportunidade de participar da Expoacre e conhecer o estande que será montado pela empresa Peixes da Amazônia S.A. e pela Acre Peixes, que é a Central de Cooperativas de Piscicultores do Estado do Acre.

O encontro vai reunir mil piscicultores de todo o Estado e terá a participação da ex-ministra da Pesca, Ideli Salvatti. Segundo o presidente da Acre Peixes, Sansão Nogueira de Souza, por iniciativa do governo do Estado foi criada a empresa Peixes da Amazônia, composta por 18 empresários, e a Acre Peixes, que reúne produtores de seis cooperativas: Cooper Peixe do Vale do Juruá, Sena Peixe (Sena Madureira), Coopeixe (Bujari), Coopesque (Quixadá, em Rio Branco), Coopermate e Tranfita (Transacreana).

“É com grande satisfação que estamos organizando pela primeira vez esse encontro em nosso Estado. Os piscicultores têm que estar unidos e organizados, mostrando sua presença e buscando alternativas juntos para o crescimento”, disse Souza. Ainda de acordo com ele, o governo encontrou uma fórmula inteligente de desenvolver a piscicultura em larga escala, juntando grandes e pequenos, de forma que estes não fiquem alijados do processo de desenvolvimento, mas, unidos em cooperativas, tornem-se sócios do negócio. “Inclusive, nosso projeto, democratizando o desenvolvimento, servirá de modelo para outros Estados.”

No Vale do Juruá serão construídos um frigorífico de peixes e um laboratório de alevinagem. Uma fábrica de ração para atender todos os produtores do Estado será construída em Rio Branco. Os produtores contarão com a tecnologia do Projeto Pacu (desenvolvido no Mato Grosso do Sul) e poderão criar e exportar peixes muito valorizados no exterior, como o surubim e o pirarucu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter