Pesquisa revela redução na prevalência do tabagismo em Rio Branco

O cigarro causa a mutação das células e pode produzir câncer, doenças pulmonares, cardiorrespiratórias e cardiovasculares (Foto: Arquivo/Secom)
O cigarro causa a mutação das células e pode produzir câncer, doenças pulmonares, cardiorrespiratórias e cardiovasculares (Foto: Arquivo/Secom)

O cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e está associado a 25% dos casos de morte por angina e infarto do miocárdio, 85% dos óbitos por bronquite e enfisema pulmonar e 90% dos casos de câncer no pulmão. Com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco.

Para 2015, a OMS definiu o tema “Fim do comércio ilegal de produtos de tabaco” para ser trabalhado internacionalmente. Isso porque o comércio ilícito de produtos do tabaco é uma grande preocupação internacional, incluindo áreas como saúde, economia, governança e corrupção.

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que nos últimos nove anos o número de fumantes caiu em 30,7% no Brasil. (Confira aqui a pesquisa).

A pesquisa revela ainda que, entre os anos de 2006 a 2014, na capital acreana houve redução de aproximadamente 50% na prevalência de tabagismo em adultos maiores de 18 anos. Quando comparado por sexo, a população masculina lidera com 60% da redução.

Já em relação ao número de fumantes, a Vigitel aponta que em Rio Branco 9,7% da população é fumantes.

Serviços oferecidos no Estado

A redução no consumo é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo governo Federal, em parceria com estados e municípios.

No Acre, 19 municípios estão cadastrados para ofertar o tratamento das pessoas que queiram deixar de fumar, desses 11 estão com equipes capacitadas e habilitadas para realizar o tratamento do fumante.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. “Os usuários de tabaco têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes, embora alguns outros fatores de risco estejam associados”, explicou responsável pela área técnica do tabagismo, Silene Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter