O calendário de ações e planejamentos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) para o ano de 2012 inicia-se com excelentes índices educacionais no Acre. Aplicadas em outubro do ano passado, diagnosticando o sistema de ensino e, simultaneamente, ajudando no monitoramento das políticas públicas de educação, as provas do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape) constataram um avanço de 95% no desempenho dos alunos de escolas públicas que participaram da avaliação.
A análise dos resultados ajuda na identificação dos fatores que interferem em resultados positivos e negativos na educação, permitindo a intervenção nesses fatores para ajustar ou reforçar ações acertadas, já que são colocadas em teste as mesmas capacidades e conteúdos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A diferença, entretanto, é que a avaliação do Ideb é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), a cada dois anos; enquanto o Seape é realizado, anualmente, desde 2009.
Para o diretor de Inovação da SEE, Marco Brandão, “antes de servir como mecanismo de preparação de alunos para a avaliação do MEC, o Seape é entendido como um processo que nos permite aferir a qualidade da educação praticada nas Escolas Estaduais e melhorá-la”, afirma e acrescenta: “esse desempenho permite afirmar que, no Acre, nossas escolas estão garantindo mais desenvolvimento dos nossos alunos, através da implantação de estratégias eficazes das quais todos participam ativamente”.
Foram avaliados em outubro de 2011 alunos dos 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, perfazendo um total de 37 mil pessoas, ou 80% dos alunos matriculados nessas séries. Nos terceiros anos do Ensino Fundamental, os alunos do Acre estão com nível de preparo adequado, o que quer dizer que estão devidamente alfabetizados e são leitores competentes.
Para Célia Maria dos Santos, diretora da Escola Samuel Barreira, o “bom trabalho desenvolvido pelas escolas acreanas é mostrado através de resultados positivos como esses do Seape. Ficamos satisfeitos com o desempenho que as escolas vêm obtendo anualmente, uma prova de que estamos no caminho certo com compromisso e responsabilidade na educação”. Ainda segundo Célia, o bom desempenho também é assegurado graças ao esforço e compromisso dos professores e da equipe escolar.
Aumento do desempenho nos municípios
O crescimento avaliado foi de oito pontos na disciplina de Português e de 12 pontos em Matemática. A Rede Municipal teve destaque na análise dos resultados do Seape de 2011. É o caso de Rio Branco, Brasiléia, Feijó, Manoel Urbano, Senador Guiomard e Tarauacá.
No Juruá, a cada ano a média de aumento é de dez pontos, contando também com uma melhora de 16 pontos em relação aos testes de Português no Ensino Médio do Baixo Acre.
Para Josenir Calixto, diretor do Ensino da Secretaria de Estado de Educação, “as avaliações, como a do Seape, confirmam a melhoria da aprendizagem do aluno. Há uma demonstração clara de que as políticas desenvolvidas pela SEE e pelas escolas estão tendo uma efetividade. Nosso maior desafio é assegurar que todos os alunos alcancem os padrões satisfatórios de aprendizagem. Com organização e a capacidade dos nossos professores e diretores teremos condições de construir uma escola de qualidade para todos”.
A melhora comprovada pelas avaliações constata que o Acre avança cada vez mais nas conquistas da educação e do ensino qualitativo aplicados nas escolas públicas. Em 1999, a posição do estado na área da Educação era de 27º no ranking nacional, subindo 18 posições no ano de 2011.
Início do ano escolar
O Governo do Estado, por meio da SEE, vem implementando políticas públicas que permitem o aumento anual do número de alunos matriculados na rede pública de ensino do Acre, tendo obtido, em 2011, 4.300 novos alunos devidamente matriculados. Contribuiu para este número o crescimento de matrículas na Zona Rural (1.600 alunos), além dos 219 novos alunos especiais registrados.
Respeitando o nível de aprendizagem dos alunos, a política de inclusão adotada na rede estadual de ensino é referência nacional, tendo apoio das comunidades na construção de escolas para facilitar o acesso dos alunos e expandindo as instituições situadas nas áreas com maior dificuldade de acesso, levando programas especiais como o Asas da Florestania (Fundamental e Médio) e o Asinhas da Florestania para crianças de 4 a 5 anos de idade, com o principal foco de iniciar o processo de alfabetização.
O período de matrícula iniciou-se no dia 9 deste mês com as matrículas automáticas, que terminaram na última sexta-feira, 13. Para novos alunos e para aqueles que optarem por transferência, as matrículas começam nesta segunda-feira, dia 16, terminando no dia 20. O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro na zona urbana e dia 5 de março para os alunos da zona rural.
Ações educacionais em 2012
Dentre as principais atividades pretendidas para este ano pela Secretaria Estadual de Educação, encontra-se a implantação de um Núcleo de Estudo de Línguas (NEL) em Cruzeiro do Sul, atendendo uma meta inicial de 300 alunos. Além do novo núcleo, será garantida a continuidade dos cursos iniciados em Rio Branco no ano de 2011, contando com mais 2 mil novas vagas este ano, perfazendo um total de mais de 500 alunos atendidos.
As matrículas do NEL em 2012 ocorrem de 17 a 27 de janeiro para o público alvo, que são os alunos da rede pública, e de 01 a 03 de fevereiro para a comunidade em geral.
O Secretário Daniel Zen acredita que estas políticas aumentam o interesse dos alunos para as atividades regulares e extracurriculares desenvolvidas nas escolas que frequentam. “Ofertas como as do NEL contribuem para que o aluno sinta prazer em frequentá-las, fazendo com que haja um melhor desempenho no aprendizado destes estudantes interessados”, destaca o secretário.
Além do Centro de Estudos de Língua, a SEE também irá reforçar, em 2012, novas metodologias e práticas pedagógicas iniciadas no ano passado. Dentre essas ações estão as Olimpíadas e Jogos Digitais e Educação, o reforço escolar por meio de ensino a distância, com uso do desafio online. Também haverá esforço significativo no sentido de fortalecer boas práticas em andamento nas escolas, dar novo sentido para os diferentes componentes curriculares, com maior atenção para a relação teoria e prática.
A SEE está redefinindo o acompanhamento, avaliação e reforço de bons projetos desenvolvidos por professores e escolas. No município de Assis Brasil, por exemplo, um professor de Inglês criou uma comunidade na rede social Facebook, para que os seus alunos interagissem com uma escola americana, em Indianápolis.