Pequenos Negócios geram emprego e renda para a população de Santa Rosa

(Foto: Angela Peres/Secom)
Das cinco costureiras que compõem o grupo, duas são indígenas (Foto: Angela Peres/Secom)

Santa Rosa do Purus já começa a colher os frutos dos investimentos da política estadual de incentivo e desenvolvimento da economia acreana. Nos últimos anos, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) implantou 75 novos empreendimentos no município, beneficiando mais de 80 famílias e gerando emprego e renda para a comunidade.

O titular da SEPN Henry Nogueira esteve em dois empreendimentos comunitários de sucesso. O primeiro é fruto de uma parceria entre cinco mulheres que foram contempladas, em 2014, com pequenos negócios individuais e resolveram montar o grupo Mulheres em Ação, e fundaram o ateliê de costura Acessuas (Acesso ao Mundo do Trabalho).

A líder do grupo Enizia Rodrigues, mais conhecida como Irmã Nice, destaca o crescimento do empreendimento: “Começamos de maneira tímida, com uma produção menor. Hoje já possuímos CNPJ e fabricamos as fardas escolares que antes eram encomendadas em Rio Branco”, comemora.

Das cinco costureiras que compõem o grupo, duas são indígenas. Além de confeccionar roupas, o ateliê produz peças utilizando as técnicas de produção da cultura Kaxinawá. Antônia Nascimento dos Santos, 38 anos, estava desempregada quando foi contemplada com curso profissionalizante e kit de costura, entregue pelo governo do Estado.

“Quando surgiu a possibilidade de me qualificar na área me senti muito feliz, pois estava realizando um sonho. Para quem vivia do Bolsa Família, hoje ganho  mais de um salário mínimo com as minhas costuras”, conta Antônia.

Padaria Comunitária

(Foto: Angela Peres/Secom)
Microempresárias pretendem ampliar o negócio (Foto: Angela Peres/Secom)

As mulheres tem se destacado na prática de empreendedorismo em Santa Rosa do Purus. O segundo pequeno negócio a receber a vista do secretário foi uma padaria comunitária, que beneficia cinco famílias e é coordenada por cinco mulheres chefes de família. Com um faturamento mensal de mais de 800 reais, as microempresárias pretendem ampliar o negócio e trabalhar com fabricação de tortas e salgados.

“É gratificante ver que as pessoas aproveitaram a oportunidade que lhes foi dada. O governador Tião Viana acredita no empreendedorismo do povo acreano, por isso investe na geração de empreendimentos. Nos últimos quatro anos, foram entregues 15 mil pequenos negócios. Ainda em 2015, queremos entregar outros cinco mil em todo o Estado”, ressaltou Henry.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter