Pequenos Negócios é tema do programa Fala Secretário

Secretários de Pequenos Negócios detalha programas de governo durante programa Fala Secretário (Foto: Angela Peres/Secom)

Secretários de Pequenos Negócios detalha programas de governo durante programa Fala Secretário (Foto: Angela Peres/Secom)

Durante esta semana de Expoacre, excepcionalmente, o programa Fala Secretário foi exibido em vários dias semana pelo Sistema Público de Comunicação, com a participação de representantes de instituições. Encerrando as edições especiais, o secretário de Pequenos Negócios do Estado, José Carlos Reis, foi o convidado desta sexta-feira, 2, ao vivo, na rádio Difusora Acreana.

Entre os temas debatidos, os programas de meliponicultura e produção de café, geridos pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), foram destaque. Recentemente, o governador Tião Viana fez a entrega de uma secadora e uma descascadora de café para produtores rurais do ramal São João, em Manoel Urbano. Esses investimentos têm beneficiado diretamente 18 famílias que hoje colhem os frutos do trabalho nas lavouras e vendem a maior parte da produção para o mercado acreano. Além de Manoel Urbano, existem plantios de café também em Feijó, Brasileia, Xapuri e Acrelândia. “Eu acredito que daqui há algum tempo nós teremos um lugar dos maiores produtores de café, que é o município de Manoel Urbano”, destaca o secretário.

Outra aposta do governo do Acre é incentivar a produção de mel de abelha sem ferrão na região do Vale do Juruá e os resultados já são animadores, uma vez que os produtores antes de receberem as caixas de mel passam por treinamentos, conseguindo agregar renda sem desmatar a floresta nativa e preservar a biodiversidade. Na Expoacre os visitantes têm a oportunidade de conhecer como é realizado esse trabalho, no estande da secretaria.

A empreendedora Maria Luisa, beneficiada pelo programa de Pequenos Negócios, mostra seu trabalho durante Expoacre (Foto: Luciano Pontes)

A empreendedora Maria Luisa, beneficiada pelo programa de Pequenos Negócios, mostra seu trabalho durante Expoacre (Foto: Luciano Pontes)

“Estamos vivendo o tempo de um novo Acre: o das oportunidades e da mão amiga do governo do Estado para ajudar quem precisa e esse Acre caminha para a autonomia”, frisou Rei

Durante a entrevista foi apresentada uma reportagem sobre a feira de economia solidária. A empreendedora Maria Luisa é um exemplo de sucesso, e está expondo seu trabalho na Expoacre. Ela fez o curso de corte e costura e montou seu ateliê no bairro Santa Inês, se especializando em moda para a casa. “Eu acreditei que poderia inovar e as almofadas recebem muitas encomendas e aqui na Expoacre não foi diferente”.

A apresentadora, Nilda Dantas indagou sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios acreanos, que foi divulgado na última segunda-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Verificando o IDH vimos que os números melhoraram em todos os municípios do Acre. Nós temos a certeza que isso faz parte da escolha do governo Tião Viana, por atender cidadãos de extrema pobreza e a SEPN colabora para essa nova realidade”.

Reis comentou também a entrega de quinze roçadeiras no município de Mâncio Lima, que foi realizada junto ao lançamento das Ruas do Povo do Município e sobre a recente entrega de colmeias em Cruzeiro do Sul, convidando assim todo o público a visitar a Fazendinha e conhecer o pequeno negócio do mel.

Sobre os projetos futuros, o secretário apresentou o incentivo a produtores para a produção de ração para peixes, para apoiar o programa de piscicultura do estado e também sobre o diagnóstico que está sendo realizado para ofertar possibilidades para a Cidade do Povo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter