Pedestre também pode contribuir para um trânsito seguro

O pedestre é a parte mais frágil do trânsito, por isso deve cumprir com suas responsabilidades para garantir a sua segurança nas vias. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma série de regras para condutores de veículos motorizados e ciclistas e para quem anda a pé.

É dever do pedestre atravessar na faixa de segurança Foto: Ascom/Detran

No trânsito, todos em algum momento se colocam na posição de pedestre, já que, quando uma pessoa sai do seu veículo e caminha pelas vias, automaticamente se torna um. O cidadão deve estar sempre atento nas vias, observando o que acontece ao seu redor.

Utilizar a faixa de travessia é essencial para segurança, além de evitar atravessar em trechos com curvas ou pela frente de ônibus em pontos de paradas. O pedestre deve observar se está visível para os motoristas sempre que tiver que cruzar uma via, evitando sair repentinamente detrás de árvores ou outros objetos que dificultem a visão.

“Quando houver passagem sinalizada, é obrigação do pedestre obedecer à sinalização dos semáforos, garantindo o fluxo dos veículos e pessoas, assim todos têm a sua vez. Alertamos que o cruzamento de uma calçada à outra deve ser feito em sentido reto e sem correr”, explica a coordenadora de educação do trânsito do Detran.

De acordo com a legislação de trânsito, quem está a pé tem prioridade sobre os veículos em locais sem sinalização semafórica, neste caso deve-se aguardar a passagem do veículo ou que ele pare.

“Sinalize com a mão antes de atravessar, a intenção é chamar a atenção do motorista, assim que ele parar atravesse em linha reta. Se todos cumprirem com suas responsabilidades vamos garantir um trânsito mais seguro e evitar acidentes”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter