Maio Amarelo

Pedalada Amarela promove respeito à segurança no trânsito

A 3ª edição da Pedalada Amarela, foi realizada na tarde do último domingo, 28. O Departamento Estadual de trânsito do Acre (Detran/AC) participou do evento, organizado pelo Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Federação Acreana de Ciclismo (FAC ).

O Detran levou para evento peça teatral e a distribuição de material educativo (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

A cicleata está relacionada ao movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo de chamar atenção da sociedade para o respeito a vida e a diminuição de acidentes de trânsito nas vias, por meio de escolhas que promovam a segurança do trânsito.

“Valorizar a vida, valorizar a segurança e promover o respeito aos ciclistas e pedestres, essa é finalidade da pedalada. O nosso público alvo são as pessoas que trabalham com transporte, que sempre estão no trânsito”, afirma a diretora do Set/Senat, Socorro Vale.

A Coordenação de Educação de Trânsito do Detran participou do evento apresentando a peça teatral “cidadão consciente, trânsito eficiente”. Na peça os intérpretes se colocam como participantes do trânsito, simulando ocasiões comuns do cotidiano no trânsito e ensinado como cada ator do trânsito, na vida real, devem se comportar.

A equipe de educação realizou também orientação por meio de conversas e distribuição do material informativo.

“A sociedade precisa dar mais atenção aos ciclistas, pedestres e idosos, eles são a parte mais frágil no trânsito e é isso que estamos trabalhando nesse Maio”, ressalta a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Geny Polanco.

A técnica de segurança de uma empresa de ônibus da capital, Edimeire Neri, participou do evento pela segunda vez, ela considera que a iniciativa soma para seu trabalho.

“Estar sempre alerta e respeitar o trânsito faz parte do nosso trabalho e do nosso dia a dia, por isso abraçamos esse movimento, é importante promover o respeito e prevenção de acidentes”.