Pastoral da Criança recebe kit para cozinha comunitária

A Pastoral da Criança recebeu um kit completo de cozinha comunitária (Foto: Onofre Brito)
Pastoral da Criança recebeu um kit completo de cozinha comunitária (Foto: Onofre Brito)

A Pastoral da Criança da Diocese de Cruzeiro do Sul recebeu nesta sexta-feira, 15, da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), um kit completo para cozinha comunitária. Os recursos são do governo federal, por meio de emenda do senador Jorge Viana, com contrapartida do governo do Estado.

A entrega foi realizada na sede da Comunidade Santa Clara, no bairro Cruzeirão, em ato que contou com a presença do titular da SEPN, Henry Nogueira, da representante da Pastoral da Criança, irmã Inês Bultel, da secretária de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, e da representante do bispo Dom Mosé, Sulamita Oliveira.

O secretário lembrou que 16 mil famílias já foram apoiadas no estado desde a criação da SEPN, em 2011. Na região do Juruá já foram implantados 1.200 pequenos negócios. Cerca de 1.500 empreendedores foram beneficiados com as feiras de economia solidária, num investimento total superior a R$ 27 milhões em ações da secretaria.

Irmã Inês recebeu o kit (Foto: Onofre Brito)
Irmã Inês recebeu oficialmente o kit (Foto: Onofre Brito)

A irmã Inês informou que a Pastoral da Criança atende mais de 11 mil crianças na região, e para isso conta com o esforço de 800 voluntários. Ela elogiou o trabalho dos voluntários, que “debaixo de sol ou de chuva buscam dar mais dignidade às pessoas”.

Ela explicou que o trabalho da pastoral se desenvolve principalmente investindo para que as mães sejam as transformadoras de seu lar e acompanhando crianças de 0 a 6 anos e mães gestantes.

Referindo-se à cozinha recebida, ela disse que na terça-feira haverá uma reunião da coordenação para estudar o melhor lugar para instalar os equipamentos, como será o processo de trabalho e quem vai trabalhar com o material. “Quero expressar meu agradecimento ao governador e sua equipe por este presente maravilhoso”, disse.

Cooperativa

Henry: "Já são 11 mil famílias apoiadas no estado" (Foto: Onofre Brito)
Henry: “Já são 11 mil famílias apoiadas no estado” (Foto: Onofre Brito)

A cozinha comunitária vai gerar renda e trabalho para 20 famílias. Além dos R$ 30 mil investidos nos equipamentos a SEPN também promoveu a formação de uma cooperativa que vai tocar a cozinha comunitária e fez a capacitação.

A delegada Carla Ívane de Brito, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), considera “de extrema importância” o trabalho realizado pelo governo, por meio da SEPN. “Estamos dando importância a dois dos principais pilares da Pastoral da Criança: a geração de renda e a ajuda mútua. Os beneficiados vão estar cada vez mais empoderados para alcançar sua independência.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter