Participação da comunidade garante melhoria dos índices escolares

Escola de Brasiléia é uma das dez finalistas do Prêmio de Gestão Escolar

 

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Projeto “Roda de Leitura” investe na prática para garantir o envolvimento dos alunos e assim melhorar a qualidade de ensino da escola Col. Manuel Fontinele de Castro (Foto: Angela Peres/Secom)

 

O envolvimento da comunidade escolar e a inserção de práticas de leituras impulsionaram o índice de aprovação da escola estadual Coronel Manuel Fontinele de Castro. Em 2006, 77% dos alunos foram aprovados, e a partir do desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Escolar o número de aprovação chegou a 88%. Estes avanços somaram pontos para que a escola de Brasiléia esteja entre as dez finalistas do Prêmio de Gestão Escolar 2008. A festa de premiação acontece na próxima segunda-feira, 4, a partir das 14 horas no Teatro Plácido de Castro.

De acordo com a gestora da instituição de ensino, Maria Cecília de Castro, todas as ações desenvolvidas contam com o apoio de toda a equipe escolar no sentido de promover a melhoria da qualidade de ensino. “Nosso esforço tem garantido resultados satisfatórios”, disse ela.

A comunidade escolar tem papel preponderante no processo de elaboração de projetos, de gestão de recursos e de participação no dia-a-dia das crianças na escola, que atende a 546 alunos do Ensino Fundamental. “A aproximação e o convívio dos pais é fundamental para ampliar as condições de ensino e de aprendizagem”, destacou a coordenadora de ensino Deuza Pereira de Araújo.

Cinco itens são avaliados nos projetos apresentados à Secretaria Estadual de Educação, a gestão participativa, ensino e aprendizagem, resultados, gestão de pessoas de recursos. Um outro resultado positivo conquistado pela escola foi a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, saindo de 3,2 para 3,9.

premio__gestao_escolar_310708_3.jpg{xtypo_quote} “A leitura faz a gente aprender mais. Aprendi a ler faz pouco tempo, mas já gosto muito”{/xtypo_quote}

A principal ação desenvolvida pela escola refere-se ao projeto de incentivo a leitura, “Roda de Leitura”. Semanalmente os alunos participam de oficinas de leituras. Para a aluna Rana Carolina Pinheiro de seis anos, estes momentos facilitam o aprendizado e envolve os alunos com as personagens das histórias. “A leitura faz a gente aprender mais. Aprendi a ler faz pouco tempo, mas já gosto muito”.

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Como resultado do projeto de conscientização ambiental, a escola desenvolver placas com mensagens de educativas em vários ambientais para garantir o uso racional da água (Foto: Angela Peres/Secom)

A diretora destaca ainda que esta é a primeira vez que escola fica entre as dez finalistas do Prêmio de Gestão, mas que o trabalho de parceria entre todos os segmentos da instituição e da comunidade escolar já garantiu o reconhecimento nacional por duas vezes. Em 2006, a escola ficou com a segunda colocação na região do Prêmio Escrevendo o Futuro. No ano passado recebeu o Selo Escola Solidária, com o desenvolvimento do projeto “Água uma nova cultura”.

“Gosto muito de estudar aqui, meus pais e a escola me ajudam a aprender a ler e escrever, e isso é muito importante”, finalizou Sávio Pereira de Freitas, aluno da 1ª série.

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