O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), oferece, a partir da próxima segunda-feira, 30, em Brasileia, a capacitação para parteiras tradicionais do estado do Acre.
O objetivo do curso é aprimorar e atualizar os conhecimentos das parteiras que atuam no interior do estado, em áreas de difícil acesso.
Nesse primeiro momento, serão beneficiadas 30 parteiras dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil. Segundo o último recadastramento realizado pela Divisão de Saúde da Mulher da Sesacre, em 2012, cerca de 430 parteiras atuam em todo o estado.
A capacitação será ministrada por três facilitadores da Sesacre e uma do MS. Ao final, as parteiras receberão um kit com 35 ítens para utilização nos partos, incluindo material para reanimação neonatal.
“As parteiras são mulheres que realizam um trabalho voluntário, repassado de mãe para filha, de avó para neta, há várias gerações. Essas mulheres enfrentam muitas dificuldades, como viajar seis horas de barco ou andar meio dia de caminhada para ajudar outras mulheres que entram em trabalho de parto”, relatou o enfermeiro da Divisão de Saúde da Mulher da Sesacre, Thiago Valentim.
Segundo o enfermeiro, essa capacitação é fundamental para auxiliar no trabalho desenvolvido pelas voluntárias. “Queremos dar suporte às parteiras. Muitas delas chegam a realizar de 10 a 20 partos por ano. Nada melhor, então, que capacitá-las para que possam juntar os conhecimentos adquiridos com a experiência, aos novos conhecimentos que serão repassados durante o curso”, acrescentou Valentim.
A capacitação será realizada de segunda-feira, 30, à sexta-feira, 04, no Centro de Educação Permanente (Cedup), na avenida Prefeito Rolando Moreira, número 1.981, no Centro de Brasileia.