Parque Chandless receberá plataformas para observação de pássaros

Serão três plataformas, sendo uma na beira do Rio Chandless e outras duas na trilha (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Serão três plataformas, sendo uma na beira do Rio Chandless e outras duas na trilha (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Como parte da programação da Semana do Turismo, as equipes da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizam visita ao Parque Estadual Chandless a partir desta quarta-feira, 14.

Na oportunidade, serão construídas três plataformas para a prática de observação de pássaros, sendo uma na beira do Rio Chandless, e outras duas na trilha, que tem 14 quilômetros de extensão.

Além disso, as equipes se reunirão com a comunidade do local para promover um seminário de sensibilização turística, a fim de incentivar a realização de atividades que beneficiarão financeiramente a população do local e os visitantes.

De acordo com o técnico de Turismo de Aventura da Setul, Mack Willis, o Chandless tem um grande potencial de turismo científico, por isso, os órgãos, em parceria com a gestão do parque, decidiram estruturar o espaço para melhor receber as pessoas.

“Essas plataformas possibilitarão uma melhor observação do espaço. Na beira do rio, por exemplo, há uma grande quantidade de papagaios e periquitos.

Já dentro da trilha, há outras centenas, muitos ainda desconhecidos. O espaço será todo preparado para que esses pesquisadores possam realizar a prática com segurança”, explica.

A ideia é que, além da construção das plataformas, seja verificado ao longo da trilha os pontos que precisam de restauração ou construção de novas estruturas, possibilitando um acesso mais seguro de quem passa por lá.

“Recebemos aqui pesquisadores científicos e observadores de pássaros de todo o mundo, portanto, precisamos prezar pela segurança dos visitantes que fazem esse tipo de atividade turística, pois são eles que contribuem com a economia do local”, diz Mack.