Artesãos participam de abertura de mais uma clínica de design em Rio Branco

Palestra de abertura foi realizada na Biblioteca da Floresta (Foto: Angela Peres/Secom)
Palestra de abertura foi realizada na Biblioteca da Floresta (Foto: Angela Peres/Secom)

Na noite de segunda-feira, 12, na Biblioteca da Floresta, artesãos de Rio Branco compareceram à abertura de mais uma clínica de design realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e com o Sebrae.

Em Cruzeiro do Sul, também se deu a abertura de outra clínica que vai envolver duas turmas de artesãos. O cronograma de atividades será executado até dezembro deste ano, com a meta de que sejam desenvolvidas pelo menos 70 novas coleções de peças, com a inserção da marca “Artesanato: Acre made in Amazônia”.

Na oportunidade, a coordenadora estadual do Artesanato Acreano da SEPN, Marilda Brasileiro, destacou que a partir de agora o desafio será fazer com que a assessoria de design prestada ao segmento seja algo constante.

Marlúcia frisou a importância do design para aprimorar trabalho dos artesãos (Foto: Angela Peres/Secom)
Marlúcia frisou a importância do design para aprimorar trabalho dos artesãos (Foto: Angela Peres/Secom)

A primeira-dama Marlúcia Cândida frisou: “No artesanato as pessoas colocam um pouco de si e cada peça, seus sonhos, seus conceitos mais íntimos. Queremos, assim, que esse momento de aprimoramento e recriação seja uma oportunidade de fortalecermos ainda mais o setor”.

De acordo com o gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, esse é o início de mais um ciclo que vai, sobretudo, elevar a competitividade dos produtos do Acre em nível estadual e no mercado nacional.

“Queremos utilizar o design como ferramenta para a inovação e o fortalecimento do nosso mix de produtos”, pontuou.

O projeto

Esta é a 9ª ação do convênio Artesanato Sustentável n° 002/2016, celebrado com o Sebrae em julho deste ano, com foco na ampliação do mix de produtos, utilizando criatividade, inovação, design e produção sustentável. Para isso, estarão em destaque os segmentos de produtos em madeira, borracha, sementes, cerâmica, bambu e outros.

Para dar mais visibilidade à identidade regional, garantindo a qualidade e assegurando novos mercados, a metodologia se dará em três etapas, com a intermediação das consultoras de design Mazarelo Carneiro de Miranda, do Sebrae Minas Gerais, e Aryanny Cadaxo.

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