Parcerias para Semana de Ciência e Tecnologia de 2015 são renovadas

estores das Secretarias de Pequenos Negócios e Turismo firmaram parceria com a SECT para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015 (Foto: Larissa Costa)
Gestores da Setul e SEPN firmaram parceria com a SECT para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015 (Foto: Larissa Costa)

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (Sect) promoveu, com as instituições parceiras, a primeira reunião de planejamento para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2015. O encontro foi na manhã desta sexta-feira, 27. Durante a reunião várias sugestões para a semana foram apresentas.

A SNCT é um evento que ocorre desde 2004 simultaneamente em todos os Estados do Brasil. No Acre, o evento vem a cada ano ganhando mais consistência e novos parceiros. Assim, em 2014, pela primeira vez conseguiu atingir os 22 municípios do Estado, alcançando por meio das atividades cerca de 10 mil pessoas.

Neste ano a SNCT será de 19 a 25 de outubro, com o tema “Luz, Ciência e Vida”. Em Rio Branco, a Expo Ciência, uma grande feira volta para ciência que já faz parte da programação da SNCT, está com a data e local definido: ocorrerá de 22 a 24 de outubro na Universidade Federal do Acre (Ufac). Uma das novidades para este ano será a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para crianças, com uma programação especificas para eles.

O número de atividades desenvolvidas durante a SNCT de 2014 foi de 1.116, o que deixou o Acre na 11º posição no ranking nacional de atividades, ficando na frente de grandes estados como São Paulo. Para esta edição o objetivo é superar o número de atividades. Assim, serão desenvolvidas atividades nos 22 municípios, nas aldeias indígenas, nas comunidades ribeirinhas, além de atividades para pessoas com deficiências físicas.

“O nosso objetivo é tornar a semana um evento regional que fique marcado no calendário anual das instituições para que a população possa conhecer os projetos inovadores que são desenvolvidos no Estado. Queremos popularizar a ciência local atingindo as comunidades, aproximando as pessoas ao ambiente científico e tecnológico”, diz a secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Renata Souza.

Entre os parceiros da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estão a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e a Secretaria de Turismo (Setul). Os gestores dessas pastas participaram do encontro realizado na manhã desta sexta-feira para reafirmar a participação no evento.