Parceria pode triplicar produção de equipamentos ortopédicos no Acre

ONG poderá atender até três vezes o número de pacientes com deficiência física com o custo 50% menor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
ONG poderá atender até três vezes o número de pacientes com deficiência física com o custo 50% menor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta quinta-feira, 2, com o deputado estadual Raimundinho da Saúde, para discutir a implantação de uma organização não governamental (ONG) que poderá triplicar a produção de equipamentos ortopédicos no Acre, a partir da Oficina Ortopédica do Hospital das Clínicas (HC).  

A ideia surgiu de algumas realizadas pelo parlamentar a grandes fábricas do ramo em São Paulo (SP), que adotam modelos eficientes de produção e que, se implantados no Acre, serão capazes de atender até três vezes o número de pacientes com deficiência física com custo 50% menor.

“O objetivo é produzir cadeiras de rodas, próteses, muletas, órteses. Estamos trazendo esse modelo pra cá, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e governo do Estado. Vai ser uma ação revolucionária, já que hoje temos pacientes que precisam aguardar um tempo pelo equipamento, em razão dos custos e gastos. Com esse projeto, haverá todo o atendimento em tempo rápido e conforme sua necessidade”, garante o deputado.

Tião Viana acolheu a ideia que visa terceirizar os serviços de prótese, órtese e produção de cadeiras de rodas, os quais, até então, são produzidos na Oficina Ortopédica. Nesta sexta, 2, equipes da Secretaria de Saúde, HC e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) devem se reunir para discutir a tutela jurídica e legalidade para implantação da ONG no HC.

A Oficina Ortopédica do HC

A Oficina Ortopédica do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco é referência de atendimento na Região Norte e para países vizinhos, como Peru e Bolívia. Em média, são realizados 1,1 mil atendimentos mensais. De acordo com a superintendente do HC, Juliana Quinteiro, somente de janeiro a julho, já foram realizados 7.367 atendimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter