Alunos do Projovem recebem palestra de técnicos da Sema
Palestrando sobre os recursos hídricos acreanos, os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente marcaram presença na última sexta feira na Escola Doutor Mário de Oliveira. O público foi de cinco turmas do Projeto de Inclusão de Jovens e Adultos – ProJovem.
Esse trabalho é fruto da parceria entre o Governo Federal, prefeitura e Governo do Estado, que integra as ações do governo com as atividades desenvolvidas dentro das escolas. O ProJovem em 2010 tem a missão de elevar a escolaridade de 2100 alunos com idade entre 18 e 29 anos. A sua primeira etapa iniciou esse mês e a pretensão é que essa ação de governo seja desenvolvida em um novo formato, a fim de reintegrar os jovens no processo educacional e paralelo a esse processo qualificar profissionalmente e oportunizar o acesso a ações de cidadania.
A diretora da escola, Andréa Cristina Araújo, esclarece que a intenção é que essa nova interface seja também por meio da complementação do conteúdo do programa do ProJovem, dinamizando as temáticas com palestras e parcerias.“Com a maior compreensão do conteúdo sobre o meio ambiente cremos que esses conhecimentos não ficarão apenas aqui nas aulas de ciências, mas serão levados para as famílias e com certeza trará diferença para nossa sociedade”, enfatiza a professora.
Um dos técnicos da Sema, o geógrafo Claudemir Mesquita, que já possui um trabalho reconhecido com educação ambiental comenta que apesar da satisfação de trabalhar com os jovens, o maior objetivo é o de alertar sobre a realidade da água potável: “Somente quando a sociedade tomar consciência da importância das bacias hidrográficas para a vida, que vão se abrir as portas para podermos minimizar a miséria”, conclui.
“A palestra começou dizendo que 1/3 da população do mundo não tem acesso a água potável. Aqui a gente tinha feito trabalhos sobre não desperdiçar a água e a gente sabe o tanto que a água é importante, mas essa palestra abriu mais os nossos olhos”, afirma a aluna Amanda Chaves.