Parceria garante curso de especialização em patrimônio arqueológico no Acre

Acre tem nos geoglifos importante vestígios arqueológicos (Fotos: Sérgio Vale/Secom)
Acre tem nos geoglifos importante vestígios arqueológicos (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

Acre tem nos geoglifos importante vestígios arqueológicos (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

A Fundação Elias Mansour (FEM) abre processo seletivo de 30 vagas para o curso de especialização em “Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico”, até o dia 27 de julho, com inscrições no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A iniciativa deve proporcionar uma formação básica de qualidade em arqueologia e patrimônio, com a oferta do material instrumental teórico, metodológico e técnico necessários para planejar e empreender ações concretas para o gerenciamento dessa questões

A atividade faz parte do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), coordenado pela arqueóloga Denise Schaan. Ela é professora na UFPA e doutora em Antropologia Social pela Universidade de Pittsburgh (EUA). O público-alvo são os estudantes das áreas de Arqueologia, Ciências Sociais, História, Geologia, Arquitetura, Ciências Ambientais, Museologia, Oceanografia e Biologia.

Além dos interessados que desenvolvem ou desenvolveram trabalhos relacionados à pesquisa, gestão de patrimônio arqueológico ou bens culturais, sem exigência de graduação específica, e ainda para aqueles que realizam ações culturais ou pedagógicas de qualquer natureza.

“É importante para o Estado porque vai formar profissionais para a realidade do nosso mercado, da Amazônia e do Acre, e não vamos mais passar pela dificuldade na hora de contratar alguém qualificado. Além do mais, também já é um passo rumo ao curso de mestrado nessa área”, explicou Libério Alves de Souza, diretor do DPHC.

A classificação do candidato será decidida pela análise de currículo, histórico escolar, carta de intenções e entrevista. Experiências anteriores em pesquisa arqueológica e o bom desempenho acadêmico também serão utilizados para a avaliação. Seguindo os termos da resolução n° 4.065/2010, a UFPA vai emitir o certificado de conclusão do curso.

Serviço:

Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) – Rua Senador Eduardo Assmar, 1247 – Gameleira – Horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h – Tel.: 3223-7717

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter