Parceria entre ISE e Senac projeta jovens para o mercado de trabalho

Jovens que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo Acre estão se profissionalizando (Foto: Josemir Melo)

A profissionalização do adolescente está consagrada na atual Constituição Federal do Brasil, devendo ser assegurada com absoluta prioridade. Visando ratificar esses e outros direitos dos adolescentes privados de liberdade, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) tem feito grandes avanços na formação de socioeducandos.

Por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o ISE, três jovens que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo Acre estão se profissionalizando, participando de oficinas e recebendo orientações sobre as carreiras do futuro.

Existe atualmente no Acre uma grande variedade de cursos superiores e cursos técnicos, e assim como outros jovens, os socioeducandos do ISE também têm dúvidas sobre qual carreira seguir.

Dessa forma, o diretor do Centro Socioeducativo Acre, Adilson Dantas, levou alguns adolescentes que já concluíram o ensino médio para participarem de uma palestra no Senac, onde foram expostas as profissões mais requeridas pelo mercado de trabalho no presente e as previstas para o futuro.

Para Dantas, o ISE tem em sua proposta de trabalho o desenvolvimento de atividades que possam despertar nos jovens as habilidades concernentes à carreiras e às profissões.

“Muitos desses jovens chegam ao ISE sem perspectivas de vida. No âmbito familiar, não tiveram alguém para aconselhar ou despertar suas habilidades. Aqui a gente consegue fazer com que esses adolescentes voltem a sonhar, graças aos esforços dos nossos profissionais e ao diretor-presidente Rafael Almeida”, pontuou Dantas.

Desta forma, muitos jovens que estão ou já passaram pelo ISE, podem ter uma nova perspectiva de vida e a chance de um futuro longe do crime . “O olhar humano e a sensibilidade do governador Tião Viana, somados às parcerias com órgãos públicos e privados, nos têm levado a resultados positivos, na formação e profissionalização de muitos adolescentes”, finalizou Adilson.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter