Alunos do Curso Técnico em Veterinária da Escola em Saúde Maria Moreira da Rocha, que é um Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), estão participando de aulas de campo realizadas em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac). Na tarde da segunda-feira, 10, mais uma turma visitou a unidade experimental de produção animal da Ufac, em Rio Branco.
“Queremos que eles vivenciem uma experiência que não teriam em sala de aula ou no cotidiano, para que, futuramente, possam ser bons técnicos em veterinária, e entrem no mercado de trabalho”, comentou Mailson Queiroz, veterinário e professor de Zootecnia, no Ieptec.
A turma é formada, em parte, por jovens que moram em propriedades rurais: “É muito interessante aprender, por exemplo, sobre a aplicação de remédio nos animais, e saber sobre esse manejo é importante, já que eu moro em zona rural”, explicou o aluno Aldo Gonçalves.
Além da área de ensino prático, a Ufac também permitiu o acompanhamento da zootecnista e professora na instituição, Bruna Rosa. “Essa parceria entre Ieptec e Ufac é extremamente importante, serve como ‘vitrine’ para esses estudantes, que podem vir a ser alunos aqui na instituição. Esperamos contribuir para a formação desses jovens”, expôs.
Os estudantes que participaram da aula de campo são oriundos das escolas públicas estaduais São João Batista e José Cesário, ambas no Bujari. As instituições de ensino estão inseridas no Itinerário de Formação Técnica e Profissional, que compreende ao Novo Ensino Médio, ofertado pelo governo do Estado, por meio do instituto.
Atualmente, o Ieptec atende sete turmas do Curso Técnico em Veterinária, somando mais de 200 alunos.